quinta-feira, 25 de abril de 2013

COMO FECUNDAR SUA ORQUÍDEA

Fecundar OrquídeaVocê ja viu uma orquídea grávida? ainda não? Você deve estar se perguntando como isso pode ser possível não é?
Bem, hoje vou falar como é possível fecundar sua orquídea e obter muitas sementes que poderão lhe dar novas mudas de sua orquídea.
Antes de prosseguirmos, sugiro que leia as seguintes postagens:
Agora que você conhece a anatomia das orquídeas vamos ao processo de fecundação da sua planta.
Na imagem a seguir, temos o orgão reprodutor de uma flor sem as pétas e sépalas para facilitar a demonstração.
Na ponta da antena estão os grãos de pólem que serão utilizados para a fecundação.
Reprodução de Orquídeas
Com o auxilio de uma pinça ou palito remova a capa protetora das polínias e em seguida as introduza no estigma de maneira que as mesmas fiquem adequadamente alojadas.
image
Prontinho, agora é só esperar. Depois de alguns dias você perceberá que as pétalas comecarão a murchar secar e cair, isto é indicação de que a fecundação foi um sucesso e a partir de agora o ovário começará a inchar, formando um buldo onde após a maturação, lhe fornecerá milhares de sementes.
Fecundar Orquídea
A maturação do bulbo pode levar algumas semanas ou meses dependendo da espécie da sua orquídea, é importante acompanhar o desenvolvimento do bulbo para garantir que você o coletará antes que ele se parta, espalhando assim as sementes do seu interior.
image
Espero que você tenha apreciado a dica e possa deixar seu comentário.
Em breve volto com mais dicas e vou falar como fazer para obter novas mudas a partir das sementes.
Um grande abraço e obrigado por seguir nosso Blog.

Para nos contatar, visite nossa página no Facebook: http://facebook.com/floriculturafloreseflores

Até a próxima!

16 comentários:

  1. Boa tarde. ñ sei se eu entendi direito, este pólem que eu utilizo para fazer a fecundação eu retiro da mesma orquidea ou tem que ser de outra pra fazer o cruzamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você retira da mesma flor. Caso você use de uma espécie diferente pode haver aceitação ou não. Em caso de sucesso, como você cruzou duas espécies diferentes e caso as sementes germinem, teremos uma nova variação de espécies

      Excluir
  2. Boa tarde, você teria um video demonstrativo?

    obrigada

    ResponderExcluir
  3. A flor de onde foi tirada a semente na fecundação também murcha.

    ResponderExcluir
  4. so posso fazer a fecundaçao quando estver com flores

    ResponderExcluir
  5. Fiz conforme suas dicas, utilizei 02 orquídeas uma lilas e outra branca, com dois dias as flores já começaram a murchar, estou esperando muito ansiosa pelas capsulas, rsrsrs... espero que dê certo. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Att,
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  6. já me aconteceu ter uma orquidea com o bolbo mais eu não sabia o que era e joguei fora




    ResponderExcluir
  7. rosario fernandes22 de abril de 2014 09:17

    tenho algumas orquídeas e a tempos reparei que uma tinha um bolbo mas como eu não sabia o que era joguei fora .No caso de me voltar a acontecer posso fazer a semeadura substrado ou tem alguma mistura própria para isso obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  8. Olá, por favor, VC poderia explicar como plantar as sementes?

    ResponderExcluir
  9. estou fazendo umas experiências em casa, e resolvi implantar essa técnica... jamais poderia imaginar que minhas orquideas pudessem ter sido fecundadas, agradeço a dica!

    ResponderExcluir
  10. Como saber se o bolbo está pronto para ser coletado?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, minha azaleia ta ficando com as folhas ressecadas e amarelando aos poucos.
    O que pode ser?
    Tirei um monte de folhas velhas, ta certo?
    É isso, me ajudem!

    ResponderExcluir
  12. Primeira visita no blog e só este post pra mim já justificou sua QUALIDADE.
    Da onde vem tanta INSPIRAÇÃO para escrever?
    Parabéns aos autores, administradores e toda a galera do blog que trabalha para produzir CONTEÚDO EXCELENTE como este!

    Tags: grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama preço, preço de grama, comprar grama, comprar grama esmeralda, grama para jardim, gramas para jardim.

    ResponderExcluir
  13. Primeira visita no blog e já estou devorando todos os posts. Aprendendo muito aqui!

    Essa dica funciona para qualquer tipo de orquidea?

    http://www.centraldagrama.com

    ResponderExcluir