quinta-feira, 7 de abril de 2011

COMO CUIDAR DE DIONAEA

Dionaea MuscipulaOlá novamente queridos leitores, essa semana a Amanda, uma de nossas visitantes nos questionou como cuidar de sua Dionaea e por isso resolvi escrever este post para que todos possam aprender mais sobre esta planta.
Nome científico: Dionaea muscipula

A Dionaea, conhecida também como caça moscas, é uma das plantas carnívoras mais conhecidas, podendo viver quase 20 anos. Suas folhas estão dispostas em forma circular, em torno de um núcleo central que produz continuamente folhas novas. A planta adulta pode medir entre 10 a 14 cm.
Estas plantas possuem uma das poucas armadilhas de mandíbulas existentes. O interior, normalmente de cor vermelha, atrai visualmente os insetos, enquanto que a parte exterior está repleta de glândulas nectaríferas que se aproveitam da predileção dos insetos pelas secessões doces. As armadilhas são rodeadas por “espinhas” compridas e delgadas: são estas que caçam a presa, enquanto que os lóbulos laterais se unem lentamente. O fecho das mandíbulas é provocado pelo próprio inseto, que ao tentar escapar, basta encostar em um dos seis pelos sensíveis situados em ambos os lados das folhas-armadilha. O tempo que demora a fechar as mandíbulas é aproximadamente a trigésima parte de um segundo, é tão rápido que quase não conseguimos acompanhar a olho nu. A cor da planta pode variar entre verde e vermelho, se estiver verde é só deixa-la tomar sol o dia todo, assim ela ficará vermelha e forte.Dionaea
A planta pode demorar até 10 dias para digerir sua presa, depois ela se abre  mostrando os restos mortais do inseto. Cada armadilha pode digerir por volta de 3 insetos, depois a armadilha escurece e morre dando lugar a uma nova armadilha.
Distribuição geográfica: Cresce na América, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Luz e temperatura: No verão, tolera a temperatura ambiente. No Inverno, por outro para evitar as geadas, lado é preferível colocar a planta dentro de casa, com uma temperatura que oscile entre os 4 e os 10ºc.
Rega: Convém manter sempre a terra bastante úmida. A água deverá ser sem cloro (para tirar o cloro da água basta deixar a água em descanso por 48 horas), poderá ser usada água mineral ou da chuva. Cuidado ao regar, a água pode fazer uma armadilha se fechar!
Já falamos sobre plantas carnívoras na postagem “”. E espero que tenham gostado desta. Deixe aí seu comentário.

Para nos contatar, visite nossa página no Facebook: http://facebook.com/floriculturafloreseflores

Até a próxima!

83 comentários:

  1. Ok sou o primeiro a cumentar.Este blog é bom ajudou-me muito, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom eu adorei por que n conseguia deixar minha planta vermelha

      Excluir
    2. Muito bom. Espero que me ajude !!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. nossa foi uma salvaçao eu nao sabia oq fazer pra deixar as folhas vermelhas e achava q nao podia tomar sol, uma morreu sem querer e nao sabia oq fazer com a munha 2º
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é normal,pois elas estão morrendo para dar lugar a outras folhas,eu acho pois a minha foi assim e hoje está linda!!!

      Excluir
    2. Ola,tenho duas dionaeas mas elas estao bem verdinhas e nascendo mais plantinhas. Estou preocupado pq elas nas se fecham mais,nao apanham os bichinhos. O que devo fazer?

      Excluir
    3. A minha esta acontecendo a mesma coisa, uma delas fechou e não quer abrir ... já e o 2º dia que ela não abre!

      Excluir
    4. A minha esta acontecendo a mesma coisa, uma delas encontra-se fechada por 2 dias..!

      Excluir
    5. O tempo de digestão delas é de 10 a 12 dias.

      Excluir
  3. Gente ajuda aqui, minha Dionaea começou a escurecer e morrer. Todas as folhas estão ficando pretas. Começou do nada e eu não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. relaxa q é o periodo de dormencia dela no inverno e normal tb aconteceu isso c a minha,depois volta aonormal,(a não ser q vc deixou aquele caule q as vezes crece no meio da planta ai ela morre

      Excluir
  4. O Victor a minha primeira Dionéia morreu assim, por que foi excesso de água, ou seja, não deixa a terra ficar encharcada,mais sim úmida. Dependendo da temperatura, nos dias mais úmidos, varie nas regas, um dia sim outro não.

    ResponderExcluir
  5. obg pelas dicas, eu comprei uma planta carnivora dionaea ontem, e nem fazia ideia de como cuidar

    ResponderExcluir
  6. gotaria muito de conseguir uma planta ou semente
    da dioneia . moro no tocantins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um site que você pode comprar com segurança. Pesquisa no Google por Carnívora Shopping. É o melhor site para esse fim.

      Excluir
    2. Compra,eu comprei a minha em campinas no mercadão custou 6,00

      Excluir
    3. a minha custou 6,50

      Excluir
  7. eu comprei uma ontem e me disseram que nao era para nao molhar muito e deixar dentro de casa, tudo ao contraio, mas vou seguir essas instruçoes. obg

    ResponderExcluir
  8. Quantas vezes por dia/semana devo regá-la???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma vez por dia, se regar mto ela pode morrer....

      Excluir
  9. a planta carnivora vive quantos anos?20 anos?????

    8 de abril de 2012 20:58

    ResponderExcluir
  10. EU QUERO COMPRA UMA DIONEIA EU TANHO 8 ANOS QUE CUIDADOS EU TENHO QUE TOMA

    ResponderExcluir
  11. http://henriquevidrossp.blogspot.com.br/

    da uma olhada no nosso blog obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi guria já tentei 3 vezes criar dionaea e não consegui,mas agora vou seguir teus conhecimentos,e tenho certeza que conseguirei,obrigado pelas dicas (não gosto desta palavra "obrigado" agradecido.
    Em vista disso adquiri uma nepenthaceae e como temos poucos insetos por aqui,e estou alimentando ela caçando moscas,cascudinhos e abelhas que aparecem sem ferrão a NAPEN vai muito bem um abraçao da gauchada.joaofran_moralles@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. masa mais a daKI FECHA MT LENTÃOOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por que ela está imbernando.Tem que deixa ela quietinha

      Excluir
  14. COMPREI UMA PLANTA CARNIVORA DIONÉIA MULSILA E NÃO SEI COMO CUIDAR DELA...

    ResponderExcluir
  15. eses dias eu comprei um planta carnivora como dou agua a ela falaran para min deixar um pratinha de baixo dela pode fazer isso sim ou nao e e verdade que si ela fechar boca nunca mais ela abre pufavor algem mi responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pestiño em baixo é verdade mais de fechar a boca e n abrir é mentira

      Excluir
  16. eu comprei um dioneia como dou agua a ela fiqui com medo de dar agoua a ela e ela morese algenil mi ajuda pufavor

    ResponderExcluir
  17. Comprei uma dionéia hoje e aí da bem que vi essas dicas eu ía regar ela com agua com cloro
    Vlw aí gente desse blog te dou um voto pelo chat

    ResponderExcluir
  18. eu comprei uma dioneia segui essas regras e deu serto uma bebe naceu mas no oltro dia ela fico escura ela ta morendo sim ou nao que e minha primeira dioneia eu nao sei o que fazer pufavor algem mi ajuda eu agradeso por esse saiti ter essas coisas o brigado vlw gente vo seguir essas regras tomara que dar sero obrigado algem mi da uma resposta fazendo favor

    ResponderExcluir
  19. minha fror dessa ela nao e assim ela ta morerndo ela ainda e piquena e verde por dentro por que ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola,coloque ela no sol o dia inteiro ou fique com ele no sol quando ela ficar vermelha vc a tira do sol

      Excluir
  20. eu temo uma a minha esta 16m so que eucoloquei a minha nium vaso muto grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comprei a minha me falaram que ela cresce conforme o tamanho do lugar que vc planta... ou seja, quanto maior o local, maior ela sera

      Excluir
  21. Eu acabei de comprar uma dessa só que eu não sei se já devo regalá,ela ainda esta bem pequena...

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, estou com uma dúvida: Após a planta ingerir o inseto e abrir a folha novamente, eu devo remover o 'esqueleto' do inseto, ou posso deixar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola e bom deixar o esqueleto da planta morta pois pode ajudar a fecundar o solo

      Excluir
    2. retire os corpos pois plantas arnivoras nao podem receber adubo

      Excluir
  23. Nuss vc me ajudou muito eu comprei a minha hj e ñ sabia com que cuidava, Agora eu estou fazendo tudo Direitinho, Muito Obr!
    :D

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do post. Tive uma Dionéia. Não soube cuidar dela e ela morreu. Agora estou a procura de outra, mas não encontro. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  25. A onde vou encontrar para comprar a planta dioneia no rio de janeiro obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. campo grande vou passar o site www.carnivora shopping.net

      Excluir
  26. ufa a minha planta se salvou eu não sabia oque faser

    ResponderExcluir
  27. nossa adorei este site porque me ajudou na minha pesquisa da escola

    ResponderExcluir
  28. Minha casa não tem muitos ensetos mais gostaria de ter uma dioneia seria possível?

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de ter uma papa moscas mais não tem muitos insetos em casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode colocar uma fruta aberta do lado da planta carnivora, a fruta atrai moscas e insetos, ou então tente atrair as formigas com algo doce.ATENÇÃO: NAO COLOQUE A FRUTA OU O DOCE NA PLANTA PODE MATÁ-LA

      Excluir
  30. oi aki é a renata, adorei o seu blog ele me ajudou com a minha dionea ela tava quase morrendo, foi só eu bota ela no sol por 1 dia que ficou melhor :) vlw...
    vc podia me ajudar com a minha azaléia?????Ta mto frio aki e sinto que ela está morrendo, ja tentei colocar ela no sol mas n adianta!!!! por favor me ajude!!!!

    ResponderExcluir
  31. Nossa ajudou demais,obrigada!

    ResponderExcluir
  32. pessoal estou muito preocupado minha dioneia esta muito bem mas quando ponho um inseto na boca dela ela não fecha a boca,quando comprei ela só´de brincadeira fui ver se a boca fechava passei um palito na boca dela ai ela fechou oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo eu vi isso em um documentario no youtube , la dizia que quando ela se fecha os pelinhos de dentro ficam por um tempo inativos, ou seja, demora um tempo para ela voltar ao normal novamente. espero ter ajudado .

      Excluir
  33. comprei uma,e estou achado o máximo,e com esses anucios me ajudou muito..obg..

    ResponderExcluir
  34. de quanto em quanto tempo é bom dar insetos para ela? A minha estava com as armadilhas fechadas, agora elas estão abrindo, isso é sinal de q eu tenho q dar outro inseto logo pra ela?

    ResponderExcluir
  35. essas dicas vão me ajudar muito a cuidar da minha planta carnivora, obrigado !

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito das dicas mas queria saber como trocala de vazo pq as folinhas estao saindo do mesmo e qual o tamanho +ou- do vazo que devo comprar para transferila,ela é nova mais ta crescendo bem o vazo e daqueles pequenos que elas vem quando sao filhotes

    ResponderExcluir
  37. Olá! comprei uma Dionaeea, ela é pequena e estão nascendo outras, tenho medo de deixar ela no sol e ela morrer! pode deixar ela no sol msmo pequena?

    ResponderExcluir
  38. animatrilha estou com o mesmo medo comprei uma dionea ontem e ela e muito pequena embora ja tenha cassado algumas presas pois tem algumas folhar q estao apodrecendo e outras nascendo...mais tenho muito medo dela morrer eu moro no MS Mato Grosso do Sul e o sol e meio forte entao alguem me ajuda eu posso deixa-la mesmo assim no sol?

    ResponderExcluir
  39. Ola comprei uma dioneea ,devo dar ensetos mortos ou deixo ela pegalos vivos

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma Dionaea muscipula e o potinho em que ela se encontra já está pequeno e preciso trasferir-la para um maior porém nao sei qual o tipo de terra usar e se o solo pode ser adubado ou tem que ser pobre em nutrientes. alguém pode me ajudar?Obrigado!

    ResponderExcluir
  41. ola!!! comprei uma mudinha e estou preocupada,pois,elas não se abrem e nem pegam insetos,alguem pode me ajudar? obrigada......

    ResponderExcluir
  42. Olá... boa tarde!
    Como a maioria, eu também sou leigo no assunto de como cuidar da minha Dioneia. A ganhei há duas semanas e ainda não sei muito sobre ela! As dicas que tem aqui no blog ajudam bastante, mas sempre fica alguma dúvida, como por exemplo, se posso mudá-la de vaso?
    Que tipo de terra ou material usar para poder fazer essa troca de vaso?
    Consegui quatro moscas e coloquei em algumas de suas mandíbulas e ela se fechou, entretanto, consegui uma quinta mosca e coloquei em outra mandíbula e esta não se fechou. Isso é normal? O pode estar ocorrendo? Ela já está satisfeita?

    Espero que alguém possa nos dar mais essas orientações...

    Desde já MUITO OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  43. Obg. Me ajudou bastante comprei ela Hoje 19/02/2014. E vou comprar outra.

    ResponderExcluir
  44. uma das armadilhar da minha planta ainda nem se alimentou e já morreu :(
    Mas agora aprendi que ela deve ficar no sol para se fortalecer, gostei do post.

    ResponderExcluir
  45. Olá, comprei duas mudas de Dionaea muscipula, no Carnívoras Shopping, e desde que chegaram elas não se alimentaram. Alguns insetos já pousaram nela e elas não se fecharam, inclusive uma das armadilhas de uma esta meio amarelada/amarronzada. Fico com medo de ser algo que eu faço de errado.. Borrifo agua sem cloro no musgo delas, não sei se é pa molho demais... Ou se elas pegam sou demais ou de menos.. Como tem o processo de adaptação ao novo ambiente, li que é recomendado apresenta-las ao sol aos poucos, gradativamente. Tenho medo de ter deixado mto pouco no Sol... Ou tempo demais... Me ajudem pf

    ResponderExcluir
  46. Por favor. Me ajudemm!!!! Tenho duas plantinhas dessas . Uma delas esta toda preta e ai eu cortei as partes pretas e so o meio q ficou verde(Isso e bom?) E a outra ta ate bonitinha eu devo cortar as pretas? E mais e bom eu pegar os insetos e jogar nela??? Por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma e tem que corta todas as folhas pretas pra não contaminar as outras

      Excluir
  47. quantas xícaras de água devo colocar na minha planta carnívora diariamente?

    ResponderExcluir
  48. Me ajudou bastante esse post .. Vou ganhar uma amanha 12/09/2014 do meu professor de ciencias ... Estou muito animadaa esta e a primeira que vou ter

    ResponderExcluir
  49. Acho que molhei de mais a minha carnivora e estou com medo dela morrer o que da pra fazer alguém pode me ajuda.....

    ResponderExcluir
  50. DEVE-SE TIRAR AQUELE CAULE QUE NASCE NO MEIO?

    ResponderExcluir
  51. Minha primeira planta li muito sobre n adianto me ajuda ela esta morendo o q devo faser

    ResponderExcluir
  52. A minha dionéia quando pega uma presa,ela nao solta mais e morre com a presa.Por quê?

    ResponderExcluir
  53. Gostei pra caramba das dicas... muuiitoo boa
    .. mas queria saber tambem.. como faz a podagem das armadilhas que estao morrem ou ja estao mortas (as que estao pretas)... ?

    ResponderExcluir
  54. A minha planta não esta vermelinha no meio ..por que ?

    ResponderExcluir
  55. Muito bom, eu estava usando água desmineralizada na minha dioneia, vou usar água mineral agora

    ResponderExcluir
  56. quanto tempo ela vive sem comer? ( e q vai q nhem ela e nhem eu consiga pegar uma mosca [e como eu vivo em um apartamento vai ser dificil]. )

    ResponderExcluir
  57. Preciso de ajuda, tenho uma Dionéia uma muda muito muito pequena ainda, venho regando era regularmente por que moro em Friburgo e está muito frio, ela fica na janela do meu quarto e sempre deixo ela em contato com a luz natural, umas das folhas sem armadilhas tinha ficado marrom e eu a removi, e agora umas das armadilhas está ficando completamente marrom o que eu faço? Devo retirar?

    ResponderExcluir
  58. Aonde posso consegui uma dessas são lindas 😥

    ResponderExcluir