sexta-feira, 4 de março de 2011

COMO FAZER MUDA DE VIOLETA

Como fazer muda de VioletaBem pessoal, eu já falei um pouco sobre violetas na postagem "COMO CUIDAR DA SUA VIOLETA" e hoje quero compartilhar com vocês um método para obtenção de mudas de violetas bastante interessante.
Na postagem anterior expliquei como é possível obter uma nova muda de violeta utilizando um vaso com terra, pois bem...
também é possível obter mudas de violetas utilizando apenas um recipiente com água. Vamos ao procedimento:

MATERIAIS NECESSÁRIOS:



Materiais01 - Rolo de filme plástico;
01 - Recipiente (De preferência de vidro para que você possa ver o desenvolvimento das raízes);
01 - Tesoura;
Água (Sem cloro, violetas detestam cloro)



 

COMO FAZER A MUDA DE VIOLETA

1. Pegue o recipiente e adicione água até a boca neste exemplo eu usei um potinho de papinha.
Materiais

2. Coloque o filme plástico na boca do recipiente de forma a evitar que a água derrame. Esta etapa serve para evitar a proliferação do mosquito da dengue, afinal, assim como nosso amigo do "Blog do Speto" também estamos participando da campanha contra a dengue.
Preparando a muda de violetaPreparando a muda de violeta

3. Pegue sua violeta no qual você pretende obter uma muda e corte uma das folhas com a tesoura deixando a haste da folha o maior que você puder.
Folha de violetaFolha de violeta

4. Faça um pequeno furo no filme para a passagem da haste da folha.
Muda de violeta

5. Introduza a haste da folha através do filme de forma que a mesma fique em contato constante com a água e pronto, está tudo preparado para o nascimento de uma futura muda de violeta.
Muda de violetaMuda de violeta

Armazene o recipiente da nova muda em um local com boa iluminação, porem, sem incidência direta dos raios solares.
Após algumas semanas você perceberá o aparecimento de raízes por toda extensão da haste e em seguida as primeiras folhas, nesse momento é hora de transferir sua nova violeta para um vaso com terra.

Gostou da dica, deixe seu comentário... Em breve estarei postando uma dica de como fecundar a flor da Orquídea Phalaenopsis e obter sementes. Um forte abraço.

Para nos contatar, visite nossa página no Facebook: http://facebook.com/floriculturafloreseflores

Até a próxima!

79 comentários:

  1. bacana a dica! parabéns pelo trabalho de orientação. vou fazer imediatamene com minhas violetas. abs,

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiii sua dica, amo plantas, principalmente flores. Sempre que possível nos dê essas maravilhosas dicas. Aproveitando fale sobre o trevo de quatro folhas, tá

    ResponderExcluir
  3. qdorei a ideia amo flores; principalmente orquideas
    tenho um viveiro na minha casa
    gostaria muito de saber como faço para tirar mudas da phalaenopsis
    gostaria que vc me encinace
    nadia.mil@hotmail.com
    agradeçp pela sua atençao

    ResponderExcluir
  4. Fiz este esperimento e estou super curiosa pra ver as primeiras raizes ... nossa muito legal, tudo dia tou lá dando uma olhada... espero que dê certo e possa logo logo ter muitas violetas em casa...Um abraço

    ResponderExcluir
  5. adorei suas dicas de como fazer mudas de violetas adoro essa planta

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica. Vou tentar fazer a muda da violeta. Amei. Como fazer para a violeta da flores?

    ResponderExcluir
  7. com fazer para sair flores? E posso molhar as folhas da violeta?fiquei sabendo que pode por agua quente no pratinho para molhar,isso e normail?

    ResponderExcluir
  8. Água quente? nunca ouvi falar e não recomendo, isso pode trazer problemas à sua planta. Com relação a floração é possível obter a partir do uso de um bom substrato e adubação equilibrada.
    Obrigado a todos pelos comentários

    ResponderExcluir
  9. adorei as dias ,e vou esperar pelas dicas de orquideas,pois tenho um pequeno orquidario em casa .é minha paixão [orquideas,violetas e anturio}

    ResponderExcluir
  10. da pra fazer mudas de violeta com flores...

    ResponderExcluir
  11. Que bom! Estou me sentindo uma criança fazendo uma experiência da escola. Segui tos os passos espero que dê certo e nasça o meu pezinho de violeta.Beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a dica. Fiz isso hoje mesmo agora é só esperar as violetas chegarem, afinal a primavera está quase aí, e não há nada melhor que as plantas para caracterizar a estação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Fiz tudo q vc explicou mas usei o papel alumínio,tem algum problema?

    ResponderExcluir
  14. Posso fazer mudas colocando mais de uma folhinha no mesmo recipiente?

    ResponderExcluir
  15. Amei a dica de como plantar a violeta.
    Planto as minhas diretas na terra; qd não morrem elas custam a brotar.
    Amanhã vou fazer mais mudas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. gostei muito da materia depois de brotar as mudas como fazer com a folha maior e com as mudinhas no caso da minha deram 2 mudas mas não sei se separo-as e quanto tempo pra fazer esse procedimento

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito de suas dicas, estou preparando um post em meu blog "Natureza quem ama cuida" e aproveitando para cuidar de minhas plantas, sobre violetas e cheguei até vc! Estou levando informações daqui de seu blog e fazendo um link daqui, caso queira conferir passa lá!
    Paz e Luz
    Graça

    ResponderExcluir
  18. adorei suas dicas vou testar os métodos para criar
    novas mudas.abraços
    Edilza.

    ResponderExcluir
  19. Nossa!Eu achei que era uma coisa tão dificil ...rsss
    estou começando agora,a cultivar flores em casa,entao uso a internet pra me ajudar a deixar minhas flores sempre bonitas e bem tratadas...amei a dica,vou fazer agoora mesmo..muito obrigada pela dica!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  20. Obrigada! vou começar agora mesmo a fazer mudas de violetas, sempre gostei destas flores mas nunca tive a curiosidade de saber mais sobre elas.
    Mas depois que vi suas dicas vou passar a cultivar.

    ResponderExcluir
  21. Colocar a haste da folha diretamente na terra e mantê-la sempre úmida até que apareçam as primeiras folhas dá resultado muito mais rápido. Quando as folhas atingirem 1cm basta cortar a folha que gerou a muda para as pequenas ganharem força.

    ResponderExcluir
  22. muito interessante adorei ganhei dois vasinho da minha nora vou fazer umas mudinhas obrigada

    ResponderExcluir
  23. procurei na internet inteira e não achei a maneira como cortar a folha da violeta para fazer a muda. achei que fosse feito o corte com a mão ou puxando a coitada da folha até se desgrudar da base da planta. obrigada pela dica da tesoura, sei que algumas plantas não se pode cortar com a tesoura, mas ao menos descobri com vocês uma maneira simples e bem fácil de reproduzir as violetas. abraços

    ResponderExcluir
  24. Adorei essa dica. Ganhei uma mas não sei como cuidar. Nunca mais nasceu flores.Vou ler o outro post.
    Um beijo!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. As dicas de como fazer mudas e maravihosa.

    ResponderExcluir
  26. gostei muito da dica pois sou apaixonada por violetas.

    ResponderExcluir
  27. amie a dica para fazer mudas de violetas sou apaixonada por elas tenho de todas as cores um abraço

    ResponderExcluir
  28. Bem esclarecedor! Tenho violetinhas, mas não sabia como fazer mudas! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  29. Muito fácil e bacana!!!Adorei a dica, vou fazer e distribuir mudas....kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito das informações. Vou multiplicar as minhas violetas.

    ResponderExcluir
  31. Adorei sua dica, simples, porém fantástica. Vou preparar minhas mudas assim. Abraço.

    ResponderExcluir
  32. parabens abrigado pela dica que Deus.

    ResponderExcluir
  33. Obrigada linda, vou tentar... já logo posto como foi o resultado.

    ResponderExcluir
  34. Eu adorei a dica vou fazer agora mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  35. gostei muinto da aula como fazer mudas de violetas,porem eu não sei como molhar as mesma,se e uma vez na semana ou mais vezes.outra coisa qual agua melhor para elas.

    ResponderExcluir
  36. gostaria de saber qual a agua que devo molhar as violetas.

    ResponderExcluir
  37. adorei a dica pois nunca consigo ter elas sempre poi morrem,muito obrigado

    ResponderExcluir
  38. muito obrigada pela dica nao sabia como mudar a minha planta ob mesmo

    ResponderExcluir
  39. adorei a dica muinto obrigada

    ResponderExcluir


  40. Agradeço pela dica.Violeta é minha flor preferida e agora vou multiplicar meus vasos!!!

    ResponderExcluir
  41. Adorei a dica obrigada, adoro violetas vou ficar ligada em seu blog

    ResponderExcluir
  42. gente quanta facilidade! Idéia sensacional! Amei! posso colocar um saquinho de plástico transparente no lugar do filme?

    ResponderExcluir
  43. Muito obrigado pela dica, pois eu praticamente matei a violeta da minha esposa...

    ResponderExcluir
  44. AMIGA,MUITO BOM,AMEI MESMO SUA DICA.AMO VIOLETAS
    AGORA VOU LONGE.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  45. fiz, e a minha nao deu certo!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Amei essas dicas ,minhas violetas estão todas floridas.

    ResponderExcluir
  47. amei a dica da muda de violeta;vou aguardar como se faz a de orquidea.parabens.

    ResponderExcluir
  48. meu nome e gleicegostaria de comprar

    ResponderExcluir
  49. adorei essa maneira de fazer mudas de violetas! vou fazer!

    ResponderExcluir
  50. vou fazer pois adoro violetas!

    ResponderExcluir
  51. gostei muito das suas dicas vou esperar as outras dicas sopre violetas evou fazer as mundas .

    ResponderExcluir
  52. gostei muito vou sempre esta em contado para saber mas

    ResponderExcluir
  53. Adorei, como faço para misturar as cores, ivanrusso@ig.com.br

    ResponderExcluir
  54. GOSTEI MTO DA DICA, VOU FAZER DA MINHA VIOLETA. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  55. COMO FAÇO MUDA DA MONSSSUEDA.

    ResponderExcluir
  56. mariselva pereira dos santos2 de junho de 2013 21:55

    Adorei a sua dica,vou começar a fazer as mudinhas

    ResponderExcluir
  57. Gostei muito.Poucas vezes achamos pessoas como vc a ensinar realmente sem deixar escapar nadinha.Muito obrigada.Deus lhe conserve assim.

    ResponderExcluir
  58. Adorei, vou fazer agora!

    ResponderExcluir
  59. ótima técnica e bem simples, tenho uma violeta e não estava conseguindo fazer muda, com essa técnica sei q vou conseguir....

    ResponderExcluir
  60. Gostei desse metodo de fazer mudas de violetas,vou fazer tambem.

    ResponderExcluir
  61. Eu posso colocar no mesmo vaso duas orquideas diferentes? Quando fizer a transferencia de vaso posso colocar terra vegetal? ou tem que ser expecifica?

    ResponderExcluir
  62. Adorei a dica sou apaixonada por violetas mais nunca consegui cultivar 05/09/2013

    ResponderExcluir
  63. adorei a dica vou fazer tudo certinho porque adoro violetas

    ResponderExcluir
  64. Fabrício,

    Primeiramente, parabéns pelo blog!!! tem excelentes dicas.

    Fiz todo o procedimento e já surgiram várias raízes, e agora começaram a surgir folhas, minúsculas é claro, mas agora estou com uma dúvida.... tenho que esperar que as folhas fiquem de que tamanho para passar a muda para o vaso de terra?

    ResponderExcluir
  65. GOSTEI MUITO DO BLOG,AS DICAS DE OBTENÇÃO DE NOVAS MUDAS DE VIOLETAS SÃO ÓTIMAS;VOU EXPERIMENTAR.

    ResponderExcluir
  66. adorei a dica tinha feito tudo errado e por isso que minhas folhas morreu eu coloquei direto na agua todas juntas obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  67. Olha eu amei a dica,vou testar pra ver se dá certo,depois volto pra comentar!!!UM ABRAÇO!!!!

    ResponderExcluir
  68. gostei muito da dica .comprei minha primeira violeta hj.e já vou fazer novas mudas.obg

    ResponderExcluir
  69. amei vcs, vou colocar vcs nos meus site favorito, pq agora to gostando de plantas e tenho muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  70. obrigada muito bom

    ResponderExcluir
  71. adorei esta ideia vou faser amei um abraço.

    ResponderExcluir
  72. é mais facil que imaginava, gostei désta dica parabens

    ResponderExcluir
  73. PRECISO DE MUDAS OU SEMENTES DE VIOLETA DOS ALPES
    BEIJOS
    TANIA AMARAL

    ResponderExcluir