domingo, 21 de novembro de 2010

COMO CUIDAR DA SUA ORQUÍDEA PHALAENOPSIS


OrqudeaOlá a todos, esta semana diversos clientes que compraram nossas orquídeas Phalaenopsis nos fizeram a mesma pergunta: - Como faço pra cuidar dela? Devido a isso decidi postar hoje sobre "Como cuidar da sua Phalaenopsis".
Decidi escolher esta orquídea para fazer parte do banner da loja devido à sua beleza incomparável. Vamos saber mais sobre ela.
O gênero Phalaenopsis foi criado em 1825 por Karl Ludwig von Blume , ela foi batizada com esse nome a partir de duas palavras gregas “phalaina” (falena, mariposa) e “ópsis,-eos” (visão, ação de ver) . segundo Karl suas flores sparecem com as asas de mariposas.
Na época ele fez o estudo o exemplar utilizado na pesquisa foi da espécie Phalaenopsis amabilis, descrita algum tempo antes (1741 e 1750) pelo botanista holandês Georg Ebehard Rumpf (ou Rumphius).
No gênero Phalaenopsis estão catalogadas cerca de 50 espécies, a maioria epífita e ocasionalmente litófitas, distribuídas por toda Ásia tropical, sudeste da Índia e Nepal, Nova Guiné, norte da China, Taiwan e Austrália, mas é nas Filipinas que está concentrada maior riqueza de espécies nativas.

CARACTERISTICAS  DA ORQUÍDEA PHALAENOPSIS

Orqudea PhalaenopsisApresentam caule praticamente nulo com folhas largas e suculenta, onde é armazenada sua reserva nutricional, é monopodial, de crescimento sucessivo, possui raízes longas, grossas e flexíveis.
Sua floração ocorre a partir de uma haste que parte de seu caule e desenvolve suas flores no decorrer da mesma.

SUBSTRATO

O substrato pode ser composto por fibra de coco destratada, casca de pinus, carvão, casca de arroz carbonizada, semente de açaí carbonizada ou até mesmo uma mistura deles.
Deve ser mantido levemente úmido, não devendo ser encharcado, caso isso aconteça suas raízes apodrecerão e a planta morrerá.

LOCAL

É ideal para cultivo em ambientes fechados ou apartamentos, desde que o local tenha uma mínimo de ventilação natural e principalmente boa luminosidade indireta e esteja exposta a um mínimo de luminosidade solar filtrada entre 7 e 9 horas da manhã ou das 16hs até o anoitecer. Resolve-se isso colocando seu vaso sobre aparadores junto de janelas. No habitat de origem, as Phalaenopsis vegetam em baixas altitudes de florestas tropicais asiáticas onde a temperatura média diurna varia entre 28 e 35º C e noturna na faixa dos 20 a 24º C e sob luminosidade natural filtrada pela copa das árvores, sem incidir diretamente nas folhas, a não ser aquela ainda fraca do amanhecer ou anoitecer. Baseado nisso fica mais fácil seu cultivo em interiores ou exteriores.

REGAS E ADUBAÇÃO

A orquídea Phalaenopsis, como a maioria das orquidáceas, se desenvolve bem com boa umidade ambiente no substrato em vaso ventilado (vasos com furos nas laterais, mas nunca encharcado. Regas uma vez ao dia, preferencialmente no amanhecer ou entardecer, quando os estômatos (micro orifícios localizados na parte de baixo das folhas) nas folhas estão abertos e receptivos a nebulização úmida do ar absorve os nutrientes, o mesmo ocorrendo com os velames micro porosos que compõem todo o enraizamento da planta.
Para evitar acúmulo de água na junção de suas folhas, o ideal é cultivar a planta um pouco inclinada, principalmente nos casos em que se tenha muitos vasos, regando-os com esguicho ou aspersores.
Orqudea PhalaenopsisNa adubação de manutenção e crescimento há quem faça o uso de ADUBO CRISTALIZADO SOLÚVEL EM ÁGUA e que deve envolver além dos micronutrientes já incorporados na fórmula química, os macronutrientes N-P-K na proporção 10-10-10 ou 20-20-20. Para floração a composição muda para reforço maior em Fósforo (P) e pouca coisa a mais em Potássio (K)– válido para a maioria das orquídeas – na fórmula 10-30-20. Se na região onde você residir não tem a fórmula com esses valores, não é problema, compre o que encontrar desde que tenha proporção parecida ainda que apresente esses números reduzidos (aliás é o que mais encontramos no interior do Brasil nas lojas de jardinagem ou produtos agropecuários).
Adubação orgânica composta pela mistura de torta de mamona substituindo o Nitrogênio (ureia) químico (N), a farinha de osso ou de ostras substituindo o Fósforo(P) e cinzas de madeiras diversas no lugar do Potássio (K), são excelente variante de adubação para orquídeas. Apesar de orgânico, esses componentes devem ser usados com a mesma cautela ou cuidado quando usamos adubação química, tendo em consideração que o ideal é usar em quantidade mínimas ou homeopáticas a fim de evitar danos à sua planta.
Orqudea Phalaenopsis AlbaExemplificando: Se no folheto ou modo de usar do frasco diz uma colher de chá para um litro de água, diminua para uma colher de café, ou naquela quantidade maior, aumente em três vezes a quantidade de água, guardando em frasco plástico fechado (garrafa pet por exemplo) e com essa água molhe a planta uma vez ao dia, até que essa solução nutricional acabe. Lembre-se apenas de agitar o frasco antes do uso.
Agindo assim a orquídea não terá problema de super dosagem e intoxicação.

FLORAÇÃO E NOVAS MUDAS

A Phalaenopsis apresenta flores vistosas, coloridas, que variam do branco ao vermelho, passando pelo amarelo, creme-esverdeado, roxo, estriadas e incontáveis nuances de cores, pintalgadas ou não, principalmente nas espécies híbridas, plantas mais usadas para embelezar interiores.
São sempre trilobadas e podem apresentar diferenças de forma, considerando a origem de sua origem genética nos cruzamentos. Apesar da exuberância de suas florações seu perfume, se existir é praticamente nulo. Ainda não encontrei durante o dia uma Phalaenopsis híbrida perfumada. Diz-se que ela seria polinizada na madrugada por um tipo de mariposa (falena) que aliás, são insetos de hábitos noturnos, diferentes das borboletas que possuem hábito diurno. Qualquer dia desses vou acordar durante a madrugada para verificar e conto a você na próxima postagem (risos)!
Muda de orqudea Phalaenopsis
As orquídeas Phalaenopsis costumam nos presentear com uma nova floração na mesma haste floral onde tenha tido floração anterior, soltando nova inflorescência nos nódulos velhos (ou gemas), por isso, mesmo depois da floração recomenda-se não cortar a haste até que ela esteja totalmente ressecada.
Em algumas situações a planta pode desenvolver nesses nódulos velhos, novas mudas.
Alguns orquidófilos após a floração anterior, costumam medir cerca de um palmo (cerca de 22 cm) na haste floral a partir da base da planta, cortando ali. Em seguida cauterizam o ferimento com uma colher quente e/ou passam pasta de canela em pó úmida evitando germes oportunistas como fungos e bactérias.
Nesse pedaço de 22 cm de haste que ficou na planta costuma nascer outra haste floral. Borrifar solução de água filtrada com complexo vitamínico B ou hormônio enraizador (tiamina de boro ou 2 comprimidos de BENERVA esmagados e dissolvidos num litro de água - e ácido giberélico). Com o tempo poderá surgir novas mudas nos nódulos dessa haste. Somente destacar as novas mudas quando estas estiverem com as folhas duplas crescidas e apresentando enraizamento, replantando-as conforme já explicado acima.
DICAS FINAIS: Muitos orquidófilos usam canela em pó colocada na palma da mão e soprando-a sobre as raízes das Phalaenopsis, visando proteção contra fungos e bactérias, e dizem, obtendo melhor floração com a planta mais saudável.
Em breve postaremos como fecundar a flor da Phalaenopsis para ela criar o bulbo e gerar sementes
Caso queira aprofundar seus conhecimentos a respeito do cultivo de orquídeas leia também nossa postagem sobre Adubação de orquídeas

108 comentários:

  1. Agradeço muito pelo seu post!!! Recentemente ofereceram-me uma orquídea phalaenopsis e sinceramente não sabia nada sobre elas! Estas dicas foram muito boas obrigada! Porém também gostava de esclarecer umas dúvidas... A minha flor veio com vários nódulos mas dois deles a pouco e pouco começaram a a murchar e uma flor parece também estar a murchar... Passa-se alguma coisa de errado com a flor? E ela está plantada num vaso de plástico e agora estou na dúvida se a devia mudar de vaso ou não... Agradeço muito se me conseguirem responder a estas dúvidas...
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Olá Marta, obrigado pelo comentário. Teremos a maior satisfação em ajudá-la com sua orquídea. Caso queira entre em contato conosco por email, assim você poderá nos mandar fotos para que possamos ver o estado dela.
    Ficamos no aguardo...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus, bom dia, encontrei várias orquídeas phalanopsis enterradas em barro vermelho, fiquei com pena e as retirei ,dali, eu as trouxe para casa lavei-as e estou cuidando delas, o dono da floricultura que plantou na terra não sabia que elas estavam morrendo cobertas com barro , agora estão bem....beijos.




      Excluir
  3. Olá, eu comprei a minha segunda orquídea phalaenopsis e noto que uma das raízes dentro do vaso de plástico está castanha. A primeira que tive morreu. As raízes ficaram todas castanhas e inchadas embora as folhas se mantivessem verdinhas até ao final. Com a primeira ainda tentei cortar as raízes velhas e polvilhar com canela em pó mas isso só acelerou o processo de morte. Não queria nada que esta moresse também porque adoro esta planta mas está claro que não sei cuidar delas. Podem ajudar-me?
    Emilia

    ResponderExcluir
  4. Oi Emilia, obrigado por contribuir com seu comentário.
    A Phalaenopsis é uma das minhas orquídeas preferidas por sua simplicidade para cultivo e resistência.
    Fica um pouco difícil diagnosticar o que aconteceu com sua orquídea anterior, mesmo assim, não custa nada tentar contribuir para seu sucesso com esta nova.
    Cuidado com o excesso de água no substrato, pois isso pode ocasionar o apodrecimento das raízes de sua orquídea. O ideal é que você possa oferecer umidade à planta ao invés de água diretamente nas raízes.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!Estou numa situação de urgência! A minha phalaenopsis começou a ficar amarelada nas folhas e algumas raízes começaram a secar!!! O substrato ficou coberto com uma espécie de musgo... Não sei o que deveria fazer... É a primeira orquídea que tenho... Gostava muito se me pudessem ajudar... Desde já agradeço...
    Oxana

    ResponderExcluir
  6. Olá Oxana,
    Obrigado por sua visita.
    Geralmente folhas e raízes mais velhas apresentam esta característica, pois a Phalaenopsis é do tipo monopodial (Cresce na vertival).
    O musgo geralmente não é um sinal ruim, no entanto ele pode acumular excesso de umidade nas raízes e prejudicar a planta caso esteja colocando água demais.
    Caso queira nos enviar fotos da sua orquídea, pode enviar para flores_flores@live.com.pt
    isso ajudará em dicas mais eficientes.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma apaixonada por orquieas principalmente,por phalaenopsis

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,gosto muito de orquideas,principalmente vandas e phaleanopsis.Mas as orquideas de Rondonia sao tambem de se apaixonar........BOA NOITE.

    ResponderExcluir
  9. Ola sou a Stela
    gostaria de saber se a orquidea phaleanopsis tem um periodo certo para que eu corte as haste de floração depois de uma floração . e tbm estou jum pouco preocurpada pois minha orquidea ficou florida durante 6 meses ouvi dizer q isso nao é tão comum assim e agora preciso cortar as hastes porem estou reciosa de cortar alguma dica sobre epoca?

    ResponderExcluir
  10. Oi Stela, primeiramente queria agradecer pela visita e por contribuir com sua pergunta.
    Com relação a sua dúvida sobre o período certo para o corte a haste posso afirmar a você que não há um tempo exato, no entanto, baseado nas minhas experiências com essa orquídea eu geralmente só corto a haste quando percebo o início do ressecamento da mesma, pois ela se multiplica a partir dos nódulos existente nas hastes.
    Já com relação ao tempo no qual sua planta permanece florida não vejo problema.
    Espero poder ter ajudado.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostaria de saber até quantas vezes a Phalaenopsis pode florir ao ano. E como devo alternar a adubação entre o reforço maior em Fósforo e o adubo usual? Obrigada desde já.
    Aline

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Minha Orquidea está com uma muda na haste. Gostaria de saber como faço para colocar essa muda em outro vaso. Devo corta-lá ou ela cai sozinha?
    Obrigada pela atenção,
    Erica

    ResponderExcluir
  13. Se ela já possuir raízes você cortar e plantá-la em outro vaso

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Estou tendo problemas com minha Phalaenopsis. Na folha maior apareceu uma mancha verde meio viscosa, como se algo houvesse raspado. Esse problema já está passando para outra folha.E além disso as flores estão murchando. Sinceramente não sei o que fazer. O que poderia ser isso? Espero ansioso tua resposta.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi Alex, obrigado por contribuir com seu comentário. Você pode nos enviar fotografias da sua orquídea para que possamos tentar ajudar melhor? envie para atendimento@floriculturafloreseflores.com.br
    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. ola,meu nome é Magda,
    tenho varias phalaenopsis e estão indo muito bem.mas,gustaria de saber como fecundar para ela produzir sementes.
    obrigada

    ResponderExcluir
  17. Ganhei uma Phalaenopsis branca e amei! As flores caíram todas, mas como a haste está verdinha aguardarei, conforme sua indicação, que ela seque para cortá-la. Ele floresce quantas vezes ao ano?
    Obrigada!

    Simone
    sibuenosantos@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa fiquei maravilhada com tantas informações,parabéns por esse trabalho que é simplismente maravilhoso.E muito obrigada por nos ajudar a cuidar dessas meninas.Eu tenho algumas e amo minhas orquideas por mais simples que ela seja e sempre tenho dúvidas pra cultiva-las,por esse motivo que conheci esse espaço maravilhoso que ajuda muito.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Ganhei uma orquídea do meu esposo e não queria perdê-la, por isso, fiquei muito feliz com as dicas,pois já ía cortar a haste da minha,
    Obrigada!

    Adriana Clementino

    ResponderExcluir
  20. Comprei uma orquídea Phalaenopsis Blue e ela veio com algumas flores e alguns botões, mas os botões estão murchando e caindo então reguei, mas acho que requei demais e as raízes estão apodrecendo, o que devo fazer? Obrigada,
    Cristiane Torres

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, meu nome é Milena ganhei uma orquídea Phalaenopsis de presente de formatura e confesso que nao sabia que necessitava de cuidados específicos, então deixei-a encharcada por alguns dias, e hoje a coloquei para fora da minha varanda para tomar o sol da tarde, será que ficou úmida demais? Nao tem perigo dela morrer? posso fazer alguma coisa?
    Desde já agradeço e obrigada pelas Informações.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia

    tenho duas orquideas desse genero, porem floresceram uma vez, qndo comprei, e depois não mais, vai fazer quase um ano. Foi então que me falaram para cortar a haste, detalhe ela não estava seca, só tinha uns 4 cm que tinha secado, o restante não. Foi então que cortei....mas ela pareçe que não cresce.... aicomeçei a ler sobre a planta e estudar.....para cuidar menlhor dela, então descobri que estava faltando luminosodade, pq a folha dela estava um verde bem escuro...troquei de lugar para um q pega o sol da manhã...

    gostaria de saber como proceder, pq não vejo aquela haste crescer?

    Francieli
    obrigada

    ResponderExcluir
  23. Olá Francieli, o crescimento da haste da sua orquídea acontece exclusivamente para a floração... uma vez florida é possível que ela floresça outra vez a partir dos nódulos existentes na haste ou que surjam novas mudas. Não se apresse... cultivar orquídeas requer paciência e nenhuma pressa.
    A Phalaenopsis leva aproximadamente um ano entre cada florada, no entanto, em alguns casos pode florescer mais de uma vez no ano.
    Espero ter ajudado e caso tenha mais dúvidas é só postar... sucesso com seu cultivo

    ResponderExcluir
  24. Olá, boa tarde!
    Ganhei uma Phalaenopsis, e após a floração me recomendaram cortar a haste até o primeiro broto só que ela ainda estava verde. Agora uma folha amarelou e a haste secou. Desejo saber se ela morreu, ainda há o que fazer? Por favor me ajude!Ainda há salvação para ela? Me chamo Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Oi Tatiana,
    não se aflija por antecipação, se a haste está totalmente seca não há problema em cortar, é natural que as folhas mais velhas amarelem e posteriormente caiam, porém, isso não necessariamente significa que sua orquídea está morrendo, faz parte do processo de renovação. É importante apenas que você ofereça umidade e iluminação na quantidade certa.
    Não deixe as raízes encharcadas, isso sim prejudica e muito. Um abraço e espero poder ter ajudado.

    ResponderExcluir
  26. oi!
    sou a catia e tinha uma orquidea linda com duas hastes floridas apos elas cairem cortei as hastes como o recomendado, so que nunca mais floriram, e agora as duas hastes secaram por completo... entratanto ja passaram alguns meses, qu posso fazer?

    ResponderExcluir
  27. Oi Catia, se as hastes estão secas pode cortar

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa tarde. Ganhei uma Orquídea desta espécie que veio em um vasinho de plástico, ocorre que as raízes estão saindo por baixo do vasinho e ainda algumas raízes estão secas, quebradas... dentro do vasinho só tem cascas de côco seca e as raízes...a orquídea está bem alta e com lindas flores. Será que eu deveria trocar de vaso e acrescentar substrato?...tenho medo de mecher nela e as flores caírem. Att. Jaqueline.

    ResponderExcluir
  29. Oi Jaqueline, Obrigado por contribuir com seu comentário. Por enquanto custa as flores da sua orquídea, depois que as flores caírem você muda de vaso. Quanto às raízes é normal que elas saiam do vaso e algumas sequem, o importante é seguir as orientações dadas aqui na postagem.
    Só tenha cuidado para nunca encharcar demais as raízes.
    Boa sorte com sua osquídea

    ResponderExcluir
  30. gostaria de saber por que minha orquidea esta ficando com as folhas amelas,e depois caindo.

    ResponderExcluir
  31. minha orquidea phalaenopsis esta com flores,mais esta ficando com as folhas amarelas e cai,o que devo fazer,para tratar dela.

    ResponderExcluir
  32. Por favor, me ajude!
    Estou cuidando de uma orquidea que só possuia 4 folhas, entretanto as duas de baixo ficaram amarelas e úmidas, por fim cairam. Hoje a umidade subiu para a folha de cima, da mesma forma. Estou com medo pois só resta 2 folhas e se mais essa cair só vai sobrar uma. E se cairem todas a folhas? O que eu devo fazer? Por favor, me ajude!!!!!!
    Raynara

    ResponderExcluir
  33. Olá! Gostaria de uma dica: Tenho uma orquídea Phalaenopsis ha +/- um ano. Quando ganhei ela estava com flores. Depois que as flores cairam nao cortei a haste que tambem nao secou. Agora nesta haste sairam duas hastes linda que ja estao formando botoes. Tenho que prender estas hastes em outra haste de ferrinho? Desde ja agradeco as dicas.
    Marcia Aono

    ResponderExcluir
  34. ola... gostaria de uma ajuda sua...
    ganhei uma phaleanopis azul e gostaria q ela continuasse com essa cor vc sab o q devo fazer? se ha algum produto q eu possa usar ou como devo proceder!!! um grande abraco!!!
    gislani

    ResponderExcluir
  35. Olá,meu nome é Aparecida e gostaria de saber se é possível fazer mudas da raíz da Phalaenopis porém fiz a poda e sobrou muitas raizes, devo reaproveitalas ou nao.

    ResponderExcluir
  36. Oi Aparecida, não é possível obter mudas das raízes

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Gostaria da ajuda de vocês urgente! minha orquidea Phalaenopis está com as folhas amareladas, 2 folhas ja secaram e cairam ... as outras 3 estão amarelando e um pouca acinzentada como se estivesse arranhadas e certamente vão cair também, as raizes estão secando e a base das folhas está ficando preta. E há um mês uma outra orquidea igual a essa aconteceu a mesma coisa até ela secar totalmente. Coloquei canela em pó nas raizes mas até agora não resolveu nada ela continua amarelando.

    Já tenho ela a mais de 2 anos e elas estavam otimas e de repente uma começou a amarelar agora a outra também. ME AJUDEM!

    ResponderExcluir
  38. Eu ganhei uma phaleanopis roxa do meu namorado, e o cara da floricultura que me entregou me disse pra molhar de 15 em 15 dias somente. Ela veio com três flores e um botão, o botão está se abrindo e uma flor caiu. o problema é que tem mais uma flor caindo, e estou ficando preocupada. Precisava de ajuda, por favor, contatem pelo email deborahianca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. pf mi passe seu e-mailpara min enviar uma foto para vc me ajudar.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Marileti, você pode entrar em contato por este endereço: atendimento@floriculturafloreseflores.com.br

    ResponderExcluir
  41. é muito interessanté, eu acabei de comprar uma orquidea e parece até que ela fica bonita a cada dia

    ResponderExcluir
  42. sonia serapiao Boa tarde eu estou com um problema com minha Phalaenopsis, a haste esta amarelando e a flor que abriu muchou inclusive um botao esta morrendo sera que vou perder minha orquidea, ah adorei o site de vcs, muito obrigaduuu

    ResponderExcluir
  43. Olá Sônia, obrigado pelos comentários... caso possa envie algumas fotos da sua planta para atendimento@floriculturafloreseflores.com.br para que eu possa avaliar sua orquidea.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo excelente trabalho, auxiliando pessoas desconhecidas a cuidar destas plantas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  45. Ola tenho várias orquídeas enclusive 3 phalaenopsis ,elas estavam morrendo no vaso com substrato ,passei somente para o xaxim uma delas esta cheia de flores , mas esta com as raizes secas e as folhas estão murchando e com umas pintinhas amareladas ,quase não coloco agua ,será que o xaxim não esta muito seco para ela ,se puder me ajudar agradeço .

    ResponderExcluir
  46. eu comprei minha primeira orquidea phalaenopsis branca veio pelo correio au chegar coloque ela em um vaso de plastico com carvão e casca de coco mas coloquei um pouco de adubo 10 20 10 ela não esta pegada foi ontem que chegou será que errei no plantil.

    ResponderExcluir
  47. Olá! uma ótima tarde a todos, estou com um problema com minhas orquídeas a minha cattleya esta com as folhas muchas e amarelas, a phalaenopsis também e a minha dendrobium esta amarela e com uns bichinhos parece aqueles bichinhos que da em é de tangerina, algumas também estão com umas manchinhas pretas e marrom pequenas, mais em grande quantidade.
    Gostaria que se possível me ajudassem, desde já o meu muito obrigada.
    Beijos Neilaine Costa

    ResponderExcluir
  48. Olá, fico muito feliz quando encontro novos comentários aqui e percebo que estou podendo ajudar os visitantes a aprender um pouco mais sobre as orquídeas.
    Quero aproveitar para deixar o endereço de contato para envio de dúvidas, fotos, sugestões sobre novas postagens, etc. O endereço é atendimento@floriculturafloreseflores.com.br
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  49. olá, tenho 3 orquídeas phalaenopsis, e as 3 estão com as hastes cecas e algumas raizes mas as folhas estão verdes quero saber se ainda posso cultiva-las ou não

    ResponderExcluir
  50. oii eu tenho uma orquidea mas nao sei o nome ja procurei na internet mas achei socorro

    ResponderExcluir
  51. oi vc conhece a Flor Kadupul dizem que é mais cara do mundo, é verdade?

    ResponderExcluir
  52. Boa Tarde,
    Gostei bastante do seu blog e tal como muitos outros tenho algumas dúvidas de como tratar da minha orquídea... ela perdeu as flores á algum tempo e eu optei por não cortar a haste, será que irá criar flores no futuro? ou devo cortar agora para que a floração ocorra? tenho receio que como já passou algum tempo desde a queda das flores que faça mal a minha orquidea e ela não volte a florir.
    Muito obrigada, e continue com este maravilhoso blog.
    Andreia

    ResponderExcluir
  53. Ola tenho uma Blue Mystique nas instruçoes de regas, fala para molhar uma vez por semana encharcando-a gostaria de saber se é assim mesmo ou uma vez por dia pouca agua !

    ResponderExcluir
  54. Oi, eu amo minha orquidea mas não sabia q não podia cortar a haste e cortei, será q não vai mais florir? Como faço para tirar mudas? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  55. Olá, sou nova nesse mundo mágico das orquídeas e adorei suas dicas. Bom, tenho tantas dúvidas e ai vai a primeira. Tenho 3 mudas de phalaenopsis, ainda estão bem pequenas e num vaso pequeno tbm, ainda não floreceram, o que devo fazer para cultivar minhas mudinhas? devo troca-las de vaso sem que florescam? e já posso colocar adubos? Me ajude, por favor! Não quero que elas morram. Desde já, sou grata.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite.
    Ganhei uma orquídea em um vaso de vidro alto.No fundo a orquídea está dentro de um vaso pequeno com lascas de madeira, umas raízes no fundo do vasinho e mais lascas em volta do pequeno vaso. Devo deixá-la aí mesmo,ou mudá-la de vaso? Coloquei-a na sala perto de uma janela,que não bate sol direto,mas tem muita luminosidade(quando o dia está claro),pois a área externa é coberta.Será que ela pode ficar neste lugar? Obrigada pela atenção. Célia.

    ResponderExcluir
  57. ai minha orquidea ta com flor e eu troquei o vaso eu fiz eradoo to comedoo .

    ResponderExcluir
  58. ME AJUDEM!!!! minha orquídia esta ficando com as folhas amareladas e dos 5 botoes que floresceram, 4 já murcharam, o que eu faço?????? eu acho que o lugar que a coloquei é propicio, porque esta na mesa da cozinha, onde entra uma luminosidade opaca pela janela, sou de Garanhuns-PE e aqui de vez em quando o tempo fica muito seco ou muito úmido(não sei se essa informação ajuda!)!

    ResponderExcluir
  59. Sugiro você a removê-la de sobre a mesa e colocá-la em uma área com mais luminosidade sem indidência direta do sol.

    ResponderExcluir
  60. Parabéns pelo blog.
    Minha mãe ganhou uma orquídea Phalaenopsis e as flores parecem estar ficando desidratadas.Ela rega uma vez por semana.
    Já aconteceu com outra que ela tinha.As flores duraram meses ( não caíram), mas com o aspecto de flores desidratadas.Pode ter sido falta de água?
    Agradecemos antecipadamente.

    ResponderExcluir
  61. Tenho muitas Phalaenopsis e elas florescem 2 vezes na mesma haste,gostaria muito de fazer mudas mais nao tenho exito, vc poderia me ajudar??/

    ResponderExcluir
  62. Encontrei uns piolhonhos brancos no substrato da minha orquidea, o que pode ser? O que posso passar? Não gostaria de perdeê-la por favor me ajudem! Obrigada
    Joseane

    ResponderExcluir
  63. Parabéns pelo blog!
    Ganhei uma Phalaenopsis em um vaso, querendo saber como cuidar, encontrei várias indicações de fibra de coco com carvão como substrato.
    Porém a minha está plantada em terra no vaso em que veio.
    Devo mudar, ou apenas aduba-la?

    ResponderExcluir
  64. a orquidea perdeu todas as folhas ela vai morrer?

    ResponderExcluir
  65. Comecei a pouco a cultivar orquideas e confesso q estou com dificuldades, devidos a ambiente, e eu vejo q fiz algo q nao devia com uma das minhas , eu cortei a aste dela assim q as floresmucharam, ainda nem tinham caidos apenas murcharam, xreio q ia nascer mais pois a astes estava muito sadia e era a 1 florada dela, e ja se passou quase 1 ano e ainda nada de nascer outra. sera que estraguei a minha orquidea???

    ResponderExcluir
  66. Olá,

    Estou tendo problemas com minha Phalaenopsis e com uma Cathleya...

    Na folha maior da Phalaenopsis apareceu uma mancha verde meio viscosa, como se houvesse algo raspado. O que pode ser isso? Como tratar?

    Na folha maior da Cathleya apareceu uma mancha verde claro parecida com a anterior. O que pode ser isso? Como tratar?

    Postei as fotos das manchas no link a seguir:

    https://dl.dropbox.com/u/110492427/Manchas%20nas%20orqu%C3%ADdeas.zip

    Espero ansioso por uma resposta!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Olá Cynthia!

    Tenho duas Phalaenopsis, ficaram floridas por uns 4 meses, as duas possuem hastes enormes, e estão saudáveis, crescendo folhas e raízes.

    As flores caíram há uns 3 meses, e as hastes continuam verdinhas. Não devo cortar né? .. aplico adubo folhear biofert npk 3-2-2+12 ... de 20 em 20 dias... será que devo suspender esse e aplicar algum outro para incentivar a floração?..

    Obrigado e parabéns pelo blog!!!

    Jakson
    Vila Velha/ES.

    ResponderExcluir
  68. eu sempre pedi uma orquídea de presente,ate que fim ganhei no dia da mulher,duas uma roxa,e uma branca phalaenopsis,eu amei agora tenho medo dela morrer,quantas vezes eu tenho que molhar e quando eu tenho que adubar,e qual vaso eu posso colocar,eu estou deixando na minha sala com pouca luz solar,aqui em mg é muito calor,me ajuda, que esse presente dure muito tempo

    ResponderExcluir
  69. Adorei as dicas, vc sabe explicar bem! Parabéns pelo seu blog. Me ajudou muito, pois tenho uma orquídea e pretendo cultivar mais. Abraço Dedezinha

    ResponderExcluir
  70. Boa Noite...comprei uma phal.rosa a mais ou menos um mês...as flores estão,aparentemente, bem mas dois dos três botões estão murchos....os da ponta...a rego uma vez por semana como indicado por quem me vendeu...tb comprei uma muda dessa mesma espécie...até agora vem nascendo novas folhas....por favor me ajudem...o que está acontecendo com a minha orquídea????Será que está faltando algo a ela???abs...Fernanda

    ResponderExcluir
  71. Boa Tarde, tenho um broto e nao se identificar se é bromélia ou orquidea. alguem pode me ajudar????????

    ResponderExcluir
  72. Bom dia , tenho algumas orquideas phalaenopsis e estou preocupada porque ja perdi 4 delas e tenho outras 4 que está acontecendo o mesmo problema elas começam a ficar com as folhas tristes , enrrugadas e depois vão amarelando até cairem e suas raizes em vez de verdes vão ficando pretas e morrem não sai mais folhas , por favor me ajudem o que devo fazer para não perder mais.
    meu emai adm.guacu@itafer.com.br

    ResponderExcluir
  73. Olá comprei uma orquídea a pouco tempo e uma de sua flores murchou e a folha começou a a amarelar de um dia p outro foi muito rápido!!!O que pode ser????

    ResponderExcluir
  74. Olá, ganhei uma orquidea phalaenopsis com flores brancas e tom rosado. As flores já secaram, mas não cortei a haste.Só a replantei em um vaso de barro com fibra de coco. As folhas estão murchas e um pouco amareladas, porém notei que a ponta da haste cresceu uns centímetros e apresenta alguns botões. Estou fazendo a rega com um enraizador desde que as folhas começaram a murchar, porém as folhas continuam muito feias. O que pode estar causando este problema?Por favor aguardo o retorno de vocês. Adorei esta matéria ela me foi muito útil! drezza_6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. Olá, ganhei recentemente uma Phalaenopsis na cor lilás ela estava ótima, mas no outro dia uma das folhas estavam toda mole como se estivesse podre por dentro, ela foi transportada dentro do carro, com o ar ligado e ficou no sol do meio dia por 5 minutos que meu esposo foi ate a agencia bancaria. No dia que ganhei não notei nada mas ai as folhas estão só na metade o resto eu fui cortando pois ficaram moles... as flores estão murchando de uma a uma de dois em dois dias cai. O que pode ser? Alguém pode me ajudar, não posso deixar ela morrer pois é tão linda.

    ResponderExcluir
  76. Ola Bom dia!

    Ganhei uma phalaenopsis ha 2 semanas mas, tenho notado ja ha 3 dias que as flores estao ficando com ruginhas e murchinhas. Ultimamente o clima tem estado muito humido, eu coloco ela pra pegar sol mas, n ha sol, sera este o motivo das florinhas murcharem? Como faço para salva-las? Ha algo k eu possa colocar na planta???

    Aguardo pela vossa ajuda, please!

    Nilda Valentim

    ResponderExcluir
  77. Ola, ganhei uma phalaenopsis tbm de cor lilás e tenho notado que ha 3 dias que as flores estao murchando, eu rego ela apenas uma vez por semana, isto é, todas as segundas e n tenho posto ela p pegar sol pork ela veio com um cataozinho de intrucoes k diz k de estar a uma temperatura entre 20 e -16 graus, axo k isto n tem dado certo n! O que posso fazer para salva-la? Ha algum jeito das flores ficarem bonitinhas outra vez??

    Estou aguardando pela vossa ajuda, please!

    ResponderExcluir
  78. Olá eu comprei minha Orquidea Phalaenopsis Branca, mais depois de uma semana ela começou a criar bolinhas marrons nas petalas como se fosse uns fungos. O que posso fazer para não deixar ela morrer ?

    ResponderExcluir
  79. olá ganhei uma orquídea coloquei agua de mais ela ficou amarelada as flores e folhas caíram. veio no vaso peq. de plastico so ficou uma folha,coloquei no mesmo vaso com corvão,sera q vou ter resultado pois ficava no meu quarto agora fica fora de casa.....não quero q ela morra me ajude por favor!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, água demais na sua orquídea pode causar o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da planta.

      Excluir
  80. Ola minha mãe ganho da minha namorado orquídea phalaenopsis e esta acontecendo o seguinte as folhas verdes caem,o caule seca e a raiz fica verde ela esta querendo saber o q pode esta acontecendo e se ela dessa raiz verde vai brota novamente???
    Minha mãe molha ela de 15 em 15 dias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osvaldo, no ambiente natural uma orquídea dispõe de bastante umidade, temperatura moderada e luz filtrada pelas folhas da copa das árvores. Aconselho você avaliar o local em que a orquídea fica e se há a oferta de um ambiente agradável para a planta.

      Excluir
  81. Boa tarde. Minha mãe ganhou um orquídea phalaenopsis, ela deu flores lindas e com o tempo elas cairam. Agora a orquídea esta murchando, acho que esta morrendo. Tem algum adubo especifico e técnica para sala-la ?

    ResponderExcluir
  82. oi meu nome é maycon, comprei uma phalaenopsis a 1 mes adubo-a quinzenalmente, apliquei canela em pó no substrato porque eu vi que é bom contra fungos, gostaria de saber se fiz correto ou nao é adequado utilizar a canela?

    ResponderExcluir
  83. sou eu maycon. gostaria de saber como reproduzir phalaenopsis, e se ela aceita autopolinização?

    ResponderExcluir
  84. Olá, sou do Rio Grande do Sul e tenho uma phalaenopsis há 1 ano, ela está indo muito bem, porém agora que estão surgindo as novas flores, as mesmas duram aproximadamente 1 semana e logo murcham e caem, porém há novos botões, gostaria de saber o porquê de as flores não estarem durando muito, poderias me ajudar? Agradeço! Mari

    ResponderExcluir
  85. Olá! Boa Tarde,
    Amei o post, Obrigado.
    Mandei um email pra voce, aguardo resposta.
    Serei muito grata ao ser ajudada. Bjinhs :)

    ResponderExcluir
  86. ola ... meu nome é Dalva... ACHEI FANTASTICO ESTE SITE
    Acho que vai me ajudar muito. Moro no litoral paulista;estou cultivando orquideas;tenho bastante delas mas não sei o nome.Costumo fotografar as flores , vcs poderiam me ajudar se eu mandar as fotos das flores que eu tenho para poder identificá-las ? e aprender a cuidar dela ?

    ResponderExcluir
  87. Bom dia. Minha orquídea está com aproximadamente 20 centímetros de caude e uns 5 botões para abrir, contudo, as raízes estavam bem verdinhas, dava pra ver que estavam sadias, mas agoara estão apodrecendo, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  88. Olá, sou de Palhoça - Grande Florianópolis. Tenho 3 Phalaenopsis, mas uma delas está apodrecendo as raízes, ainda há uma haste florida, devo mudar de vaso, ou esperar as flores murcharem? E já perdeu duas folhas, possuindo outras duas, que estão verdes e vistosas.Tenho medo de perder as raízes se demorar muito em fazer algo, e a planta acabe morrendo. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  89. Olá, ganhei uma phalaenopsis há aproximadamente 1 mês, ela estava linda e eu estava cuidando dela conforme o orientado porem há 10 dias houve uma chuva muito forte com vento que molhou a minha planta inteira, mesmo em local coberto, tirei ela do local o mais rápido que pude, mas o substrato estava completamente molhado e eu não soube o que fazer. Depois de uns 2 dias as flores murcharam, eu retirei todos o substrato, deixei secando ao sol e coloquei de novo. As flores cairam, as folhas estão ainda verdes porem com partes amareladas. Hoje resolvi cortar a haste, cortei dois dedos acima do terceiro nó e coloquei canela em pó. Agora estou super preocupada e chateada. Sera que a minha orquídea morreu? O que devo fazer? Aguardo resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Eu tenho uma orquidia comum, ela da flor tdos os anos , mas agora esta com as folhas preta por baixo. Ela já tem mais de 5 anos, esta plantada num pedaço de xaxim, esta bm presa pelas raizes.Já troquei de lugar por causa do sol forte.Já passei agua com fumo. Esta na mesma coisa...E-mail..mardes4@bol.com.br....Você tem como me ajudar...Marli

    ResponderExcluir
  91. Olá, pessoal da Flores,
    MInha orquidea Phalaenopsis está começando amurchar e as folhas estão caindo.Borrifo agua diariamente.Estou errado? Ela fica só um pouco perto da janela sem muito sol. Pouca luminosidade. Será que estána troca de flores?

    ResponderExcluir
  92. Prezados,
    Ganhei de minha esposa uma orquídea PHALAENOPSIS rosa, apaixonei-me imediatamente.
    Como tenho um pequeno jardim com flores e rosas de cultivo mais básico, fiquei assustado com os cuidados que uma orquídea requer e tenho feito inúmeras pesquisas para melhorar minha habilidade no cultivo da mesma, entretanto ainda continuo com medo de perder tamanha preciosidade.
    Para diminuir esse temor, abaixo relato alguns acontecimentos dos quais gostaria de uma melhor orientação.
    Minha muda chegou com aproximadamente quatro flores que duraram bastante tempo para cair, em especial uma, essa deve ter durado três semanas. (É correto esse fato?)
    Abaixo das folhas maiores estão surgindo outras. (Devo cortar as maiores?)
    A haste que continha as flores secou após a queda das mesmas (É comum?)
    Mantenho minha orquídea ao Sol até as 9:00. (Isso é prejudicial) Olhem que o Sol aqui em Fortaleza é arretado de quente.
    Caso possuam orientação escrita e sendo possível agradeço o envio para o e-mail profantero@yahoo.com.br
    Antecipadamente agradeço

    ResponderExcluir
  93. Olá, minha orquídea branca deu folhinhas no meio do caule, há um caule bifurcado, em uma bifurcação tem o caule maior com flores e na outra bifurcação, no meio do caule tem folhinhas. O que faço? É uma muda, quando e como posso retirá-la e replantar? https://www.facebook.com/josiane.paula.7334


    Abraços,

    ResponderExcluir
  94. BOM DIA, ganhei uma orquidea PHALAENOPSIS, que esta com flor, mas esta amarelando e caindo as folhas, nao sei oque fazer, nunca tive desta oquidea, ela esta perto da janela mas nao pega sol, só claridade, peço que me ajude, tenho medo dela morrer. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  95. OLA TEM ALGUM VIDEO PARA QUE POSSAMOS ACOMPANHAR COMO CORTAR CERTINHO AS HASTES?OBRIGADO

    ResponderExcluir
  96. Ganhei uma orquídea phalaenopsi do meu filho há um ano. Veio em vaso plástico transparente. Passado umas semanas as flores foram caindo uma a uma. Até aí ok. Molhava ela todos os dias drenando bem a água. Com o tempo deu fungo na folha de cima. Cortei- a é pus canela. Só que depois de algum tempo por acidente meu marido quebrou a outra folha. Restaram quatro folhas. Só que estava com seis botões de flores. Depois disso os botões menores caíram e conseguiu abrir uma flor. Acho que ela fez muito esforço... O outro nem abriu. Agora a haste está começando a secar eu acho. Será que ela vai morrer? Gostaria tanto de salvá-lá... Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  97. Bom dia. Gostaria de enviar foto da minha orquídea que está doente pra ver com posso salva la. Como envio por favor? É para o email? Me diga qual. Fico lhes muito grata.

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde, estou na mesma situação da postagem acima. Ganhei uma orquídea e agora ela está com duas folhas bem amarelas e as flores caíram hoje. Ela estava perto da janela e pegava um pouquinho de sol de manhã, mas acho que foi a luz que a fez ficar amarela até o nos ramos.

    ResponderExcluir
  99. Olá dei de presente a minha mãe uma Phalaenopsis amabilis em março ela ainda está florida linda. Obrigado pelas dicas eu estava regando e deixando ela muito úmida notei que uma raiz estava apodrecendo.
    Att vitória horter

    ResponderExcluir
  100. eu gostaria de saber por que a minha orquidea na arte que foi cortada esta nascendo uma nova muda e uma nova arte o que devo fazer pra aproveita esta nova muda???/

    ResponderExcluir
  101. Olá eu gostaria de saber por que minha orquídea PHALAENOPSIS depois que caiu as flores nas pontas da arte ficou amarelas?..tenho que cortar depois que as flores caem? desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
  102. Olá, por favor, ganhei uma Phalaenopsis em julho. No entanto, as flores já caíram, agora estão caindo as folhas, já é a 3° folha que cai, fica amarela, murcha, depois cai. As raízes estavam pretas, e haste floral ficando amarela e murchando também. Enfim, após a floração cortei a haste no terceiro nó; troquei o substrato velho e coloquei um novo mais fertilizante para orquídeas 10-10-10 NPK. Mas, não teve efeito. Estou muito preocupada, pois nunca tive uma orquídea e fico com receio dela morrer. O que fazer? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  103. MINHA MAE COMPROU UMA PLANTA COM NOME JADE A PLANTA MORREU NO9 OUTRO DIA CUSTOU 90 REAIS A FLORICULTURA NAO TEM QUE FAZER ALGO POR ELA.?

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde a todos.
    Gostaria de saber se alguem me pode ajudar com a minha orquidea que esta a tomar uma forma, a bem dizer, bastante estranha. Tem raizes muitos longas no topo das duas hastes ( cerca 30 cm de comprimento) e cerca 7 folhas por haste tambem no topo. Este ano deu apenas 1 flor branca, por sinal lindissima e muito grande. Agradeço desde ja a vossa ajuda, visto que nao sei se a devo cortar ou se existe outra opçao.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia tenho 4 orquideas a 5 anos. Todo ano elas florescem. Esse ano a mais nova floresceu e esta com as mesmas flores a 5 meses e meio. Isso é normal?

    ResponderExcluir