quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO CUIDAR DO SEU CRISÂNTEMO

Crisntemo
O crisântemo é uma planta ornamental pertencentes da família Compositae, possuindo mais de 100 espécies e mais de 800 variações espalhadas pelo mundo todo. Originário da Ásia, foi adotado como símbolo nacional pelo Japão. Chegou à Europa por volta de 1700 onde onde começou a ser geneticamente
melhorado, permitindo que hoje pudéssemos ter tantas variedades. Atualmente o tipo "margarida", bastante comum no Brasil e na Europa; o "spider" com pétalas tipo alfinete e o "pom pom" crespo e arredondado tem bastante destaque. Com relação ao tamanho, os crisântemos dividem-se entre, largos, médios e minis, dependendo da finalidade (corte ou vaso). As cores podem ser as mais diversas possíveis, destacando-se: o branco, amarelo, vermelho, lilás, roxo e salmão.

COMO CUIDAR DO CRISÂNTEMO

Como cuidar do crisntemo
O Crisântemo pode ser cultivado tanto em vaso quanto em canteiros. Devido a muitos pedidos dos nossos leitores, preparamos algumas recomendações a serem seguidas:
Luminosidade – Manter a planta em local com luz indireta.
Água – Colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Evitar deixar água no pratinho. Não molhar flores e folhas.
Adubo – Como existem vários destes produtos adube conforme instruções da embalagem do adubo que irá comprar.
Temperatura – É ideal manter a temperatura entre 17 e 28ºC.
Como cuidar do crisntemo
Outro cuidado importante para manter o Crisântemos bonitos é retirar folhas e flores murchas e secas.
O crisântemo é suscetível a algumas doenças (ferrugem, podridão das raízes e hastes, Botrytis, etc.) e a algumas pragas (mosca minadora, tripes, ácaros, etc.) o combate deve ser preventivo. Não deixe de ler nossa série de postagens "Devoradores de plantas" para saber mais como combater algumas pragas.

Atenção: seguir apenas uma dessas recomendações não garante plantas saudáveis. Dedique-se mais às plantas no seu dia-a-dia.

Para nos contatar, visite nossa página no Facebook: http://facebook.com/floriculturafloreseflores

15 comentários:

  1. eu corto a flor seca no meio do talo ou na ponta rente a planta?
    meu crisântemo todas as flores estão murchando e secando, as folhas também,só que estão nascendo un brotinhos do rente aos talho com umas folhas novas, gostaria de sabe se eu corto até um pouco anetes da onde esta verde ou oque eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Amo flores,porem onde moro e muito quente,mas gostaria de receber dicas de vocês sobre como ter cuidados com as flores,tenho muitas rosas,plantei alguns crisantemo,mas eles estao demorando muito para florir,o q faço para melhorar essa planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para florescer menos de 12 hrs de dia.

      Excluir
  3. Se eu acidentalmente reguei dois dias seguidos, quais as chances delas sobreviverem?

    ResponderExcluir
  4. Meus crisantemos murcharam e agora esta so no vaso os talos sem a flor e sem as folhas , mas tem talos que estao escuros pela metade e verdes na outra metade gostaria de saber sa minha plantinha morreu???

    ResponderExcluir
  5. Meu crisantemo é enorme, mas não coloca flores, mudei até de lugar, mas ele nunca mais colocou flores. O que fazer?

    ResponderExcluir
  6. qual tempo de germinação do crisântemo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele germina entre 7 e 21 dias

      Excluir
  7. Se eu coloco meu vaso de crisântemo no quintal ele murcha mas se estiver dentro de casa ele fica lindo ,sabe ma dizer porque?
























    ResponderExcluir
  8. ganhei uma vasinho dessa flor amarela, estava linda, murcharam as flores e folhas, cortei tudo deixei somente nos talos com algumas folhas , isso em setembro de 2013 e hoje em dezembro 2013 está cheia de folhas grandes e verdinhas, eu a pus na varanda, melhor na lavanderia onde é mais úmido e fresco e a luz é indireta, vou trocar de vaso , colocar em um maior e colocar adubo, terra nova com a terra que ela está, com todo esse cuidado que estou tendo, quando devo ter flores bonitas novamente?.

    ResponderExcluir
  9. esa flor e lida a miha tia ganho um vaso desa flor lindo do namorado dela, cor branca evai faser o arranjo dela de casamento com esa flor vaifica lindo oarranjoa, aida mais que ela vai casar no citio

    ResponderExcluir
  10. Meu crisântemo fica na minha varanda em cima de um marinho onde bate sol, mas percebi que ele fica a bonito só do lado que bate sol, quando eu viro ele para o lado de dentro da varanda, as flores secam e os botões também secam antes de abrir, por que isso acontece?

    ResponderExcluir
  11. eu queria fazer uma pergunta:QUE ADUBO DEVO USAR EM MEU CRISÂNTEMO POIS ONDE COMPREI NAO ME FALARAM NADA SOBRE O ADUBO QUE DEVERIA USAR?????????????????????

    ResponderExcluir
  12. Comprei um vasinho de crisântemo amarelo e o coloquei em minha varanda. Ele só pega luminosidade indireta, molho de 2 em 2 dias, coloco pouca água e sempre arranco as folhas mortas. Mas, sempre ao final do dia, ele murcha e fica com aparência terrível. Durante a manhã ele volta a ficar radiante. Esse tipo de planta aceita bem ficar exposto ao vento? Pois acredito que seja isso que o deixe murcho.

    ResponderExcluir
  13. Toda semana eu compro um crisantemo para o meu jardim mas eles florecem apenas 2 vezes e morrem por que eu queria saber assim nao precisaria comprar mais .

    ResponderExcluir