quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COMO CUIDAR DAS AZALEIAS

A Azaleia é uma planta originária do Japão e da China. Cientificamente é chamada de Rhedodendrom (gênero), possuindo diversas espécies. As plantas nativas foram levadas para a Holanda e Bélgica, onde foram melhoradas geneticamente. Como resultado, entre as variedades hoje comercializadas encontram-se flores de coloração vermelha, rosa, roxa, branca e combinações destas cores (mescladas).
A Azaleia possui um ciclo de reprodução que é de cerca de 13 meses. As mudas são se formam a partir de 5 cm, resultantes da dos brotos em formação. As estacas podem ser enraizadas em bandejas apropriadas ou em vasinhos com terra de boa qualidade.
Caso as mudinhas sejam feitas em bandejas ou sementeiras, as mesmas poderão ser transplantadas após 10 semanas para cada vaso definitivo.
Nos meses seguintes, são realizadas de 2 a 3 podas para que se obtenha uma planta bem formada. O próximo passo é a aplicação de reguladores de crescimento, para que haja indução de botões florais. Em seguida, as plantas recebem um choque térmico (ficam por 6 semanas em câmara fria), para que os botões florais possam se desenvolver. Esta etapa é muito importante e necessária para que se tenha Azaleias floridas durante o ano inteiro, já que neste caso, são recriadas artificialmente as condições da natureza (as Azaleias florescem no início da primavera, após o período frio do inverno). A terra a ser utilizada no vaso pode ser do tipo terra vegetal, devendo estar sempre úmida, com boa aeração e baixa acidez.
Cuidados com Azaléia
A Azaleia é suscetível a algumas doenças, a saber:
Oídio: manchas esbranquiçadas que recobrem as folhas. Estas caem prematuramente, a planta enfraquece e deixa de florescer.
Podridão das estacas: causada por Rhizoctonia. As estacas começam a apodrecer, causando a morte.
Podridão das raízes: causada por Fusarium. As raízes apodrecem e os sintomas podem ser vistos na parte aérea: as folhas tornam-se amarelas, caem, a planta seca e morre.
Podem ocorrer também algumas pragas como tripés, ácaros, pulgões e moscas minadoras.

COMO CUIDAR DA AZALÉIA EM CASA

Como cuidar de AzaléiaManter o vaso em lugar fresco e claro.
Manter a terra do vaso bem úmida, sem deixar acumular água sobre o prato.
Mergulhar o vaso em um balde com água morna uma vez por semana.
Eliminar flores murchas, para evitar doenças e forçar a abertura dos demais botões florais.
Adubar uma vez por mês.
Após a florada, tirar a muda do vaso e plantar no jardim, em local fresco e claro.

Até a próxima!

50 comentários:

  1. EU TENHO UMA MUDA DE AZALEIA PEQUENA A TEMPOS ELA NEM DA SINAL DE CRESCIMENTO O QUE FAÇO ACHO QUE ELA VAI MORRER POR FAVOR ME DE UMA LUZ O QUE USAR PARA DAR FORÇA A ELA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a mistura de farinha de osso com torta de mamona.
      As minhas dão flor o ano todo.

      Excluir
  2. colocar adubo:fofar a terra;conversar com sua plantinha e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma azaleia muito bonita e com folhas visoças, porém não esta dando flor, o que fazer grato. maria zélia

    ResponderExcluir
  4. GANHEI UM VASO DE AZALEIA LINDO TODO FLORADO MAS ACHO QUE ESTA MORRENDO ESTA CAINDO TODAS AS FLORES E ESTA MURCHAS FOLHAS,COLOCO AGUA TOSOS OS DIAS.O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa molhar todo dia, molhe 1 vez na semana sem encharcar. Muda de vaso, e deixe num lugar arejado e claro. Deixe ela pegar sol da manhã, e de tarde, na sombra, mas num ambiente claro. Poe adubo antes de trocar de vaso. E boa sorte com sua azaléia

      Excluir
  5. Oi Renata, tenha cuidado para não encharcar demais as raízes, isso pode prejudicar a planta. Água em excesso nem sempre faz bem!

    ResponderExcluir
  6. Moro em apartamento e coloquei a azaléia na varanda, mas o sol bate direto a tarde, quando está mais quente. Ela fica muchinha, mas dentro de casa se recupera. É ruim deixar a planta dentro de casa? Odeio insetos!

    ResponderExcluir
  7. tenho uma muda de azaleia esta muito bonita!
    Quantas vezes posso agoa-la.

    ResponderExcluir
  8. Tengo 2 AZALEIAS.ambas en tierra, 1 a la sombra y otra en terreno virgen. La 2da. está medio dando sintomas de no desarrollarse. No se que ponerle ya que vivo en un terreno arenoso y dependdo de los nutrientes. Gracias.

    ResponderExcluir
  9. eu tenhon uma flor azaleia em casa e nao sabia como cuidar dela . e agora sei graças a esse site

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!A Azaléia pode ser plantada no lugar que bate sol!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azaleia não é planta de sol pleno azaleia sombra e pouco sol
      água sem encharcar molha de manha e a noite .

      Excluir
  11. quero saber se posso poda minha azaleia esse mes pois nao podei ano passado,e ta perto dela florir.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma azaleia num vaso bem grande,nao faço poda dela muitos anos,ano passado ela floriu muito sera que ainda posso podala esse ano;fiquei sabendo que ela flore no inverno.sera que da tempo?sera que ela flore ainda esse ano depois da poda atrasada? tambem tenho uma azaleia no vaso pequeno junto com outra planta sera que è por isso que ainda nao floriu? queria uma resposta rapida por favor!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Cida:
    Qual é o melhor adubo para se usar na plata azaleias para que elas fique verde e vicosa?Queiro um resposta por favor.

    ResponderExcluir
  14. tenho uma azaleia no vaso e ela esta caindo as folhas e secando os galhos sera que ela vai morrer? luzia para

    ResponderExcluir
  15. Olá, ganhei um lindo jarro de azaleia cheio de flores...quero saber se ela precisa pegar sol ou pode ser uma planta que fica dentro de casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque sua azaleia no sol de 8horas as 5horas

      Excluir
  16. Eu tenho azaleias,mande dicas das flores azaleias

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho flores azaleias,e gostaria de receber
    dicas das flores azaleias e orquídeas.
    obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orquídea gosta de meia luz sem vento sem sol direto e pouca agua
      de preferência meio copo de água uma vez por semana e colocar em vasos de xaxim. Boa sorte.














      Excluir
  18. Ola bom dia alguém pode me ajudar comprei uma muda de azaleia no mercado tava linda retirei do vasinho e coloquei em um maior agora ja não tem mais flores e folhas oque deve fazer para salva-la

    ResponderExcluir
  19. o meu comentário e o mesmo de quase todos tenho uma azaleía mas ela so fica feia não floresce so da umas 2 flores por vez o que fazer

    ResponderExcluir
  20. Boa noite !!!
    Fico feliz por poder participar desta postagem.
    Sobre AZALÉIAS , amo a natureza...
    Bom tenho uma azaléia no vaso, mas ela esta caindo as folhas mas esta florida que devo fazer, pois ela fica dentro de casa, faz uns dias que há comprei..muito linda não quro perde-lá se puderes me ajudar?

    Grata

    ResponderExcluir
  21. eu ganhei de amigo x uma azaleia vermelha,ela é linda,mas não sei como replanta:se ela morre e nem com se faz muda,por favor me ajudem.
    :(



    ResponderExcluir
  22. sooooooooooooooocooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooo
    comprei hoje um vazo de azaleia e não sei o que fazerrrrrrrrrrrr devo mudar para outro vazo de barro moro na Paraiba aqui esta muito quente quantas vezes devo regar devo molhar as folhas juliana

    ResponderExcluir
  23. Por gentileza, se se pretende fazer um vaso, como cuidar, porque nao é o caso de plantar no jardim, é possível, vermos muitos vasos lindos, e no comentário final, parece que a única solucao é plantá-la definitivo no jardim, grata Tata

    ResponderExcluir
  24. Porque devo mergulhar em água morna e por quanto tempo?Obrigada

    ResponderExcluir
  25. tenho duas azaleias plantada no jardim uma com grama em torno dela e a outra com pedrinhas . a q esta no grmado cresceu mais q a outra q esta nas pedrinhas mais s duas pararam de florir .que devo fazer prara elas encopar e florir?

    ResponderExcluir
  26. Ela pode ficar na minha mesa do escritório e no ar condicionado

    ResponderExcluir
  27. tenho azaleia estão pequenas nos vasos, mais já tem flores, quero saber se podem ficar na sombra porque não tenho quintal, elas ficam na área mais é ventilado, rego elas todo dia e de vez em quando coloco elas um pouco no sol que dá no corredor. elas tem que pegar chuva e sol?ou pode ficar na área?

    ResponderExcluir
  28. Respostas
    1. Eu tenho as minhas Azaleias na marquise onde só apanham sol um pouquinho pela manhã. Mas já tive algumas onde nunca apanhavam sol direto, mas com muita luz. O melhor é testar. Se a planta continuar bonita e a florescer bem é porque está satisfeita com o lugar...

      Excluir
  29. oi, eu posso deixar minha azalea numa garrafinha com água e aquelas bolinhas de gel? nao tenho muito tempo para ficar regando elas o tempo todo e como eu queria deixar no meu quarto, a terra faria sujeira.

    ResponderExcluir
  30. Meu jardineiro plantou cinco azaleias no meu jardim a 15 dias, elas estão lindas ,molho sempre que o terreno estar seco agora no inverno, tiro as flores secas e observei que estar brotando novas folhas e botões de flor. Estou maravilhada e espero que continuem assim. amo flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo azaleias e estou preparando meu pequeno jardim para plantá-las.

      Excluir
    2. também amo azaleias e estou preparando meu pequeno jardim para plantá-las.

      Excluir
  31. Depois da floração se cortarmos todas as pontas da planta ela floresce mais rápido e abundantemente. É o que eu costumo fazer...

    ResponderExcluir
  32. Olá, Nô, como vai?
    Querida estou sumida, mas, pode ter certeza que não é por minha vontade.
    Ano passado acabei perdendo minha Azaléia.
    Moro no RJ e o calor está insuportável ganhei uma azaleia com duas flores e vários botões as duas flores estavam murchando notava-se que sentiu o calor do transporte até chegar em casa. Deixei a mesma na sombra sem sol direto e a noite coloquei um pouco de água e continuo regando quando o teste do dedo acusa que ela está seca.
    Acontece que os brotos não desenvolve não desabrochou e já faz 12 dias.
    O que faço?
    Posso mudar de vaso e colocar algo mais?
    Tenho em casa terra adubada, húmus de minhoca, farinha de osso, torta de mamona, NPK 4-14-8 e 10-10-10.
    Me ajude não quero perdê-la.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!
    Adorei as dicas, me ajude.
    Ano passado acabei perdendo minha Azaléia.
    Moro no RJ e o calor está insuportável ganhei uma azaleia com duas flores e vários botões as duas flores estavam murchando notava-se que sentiu o calor do transporte até chegar em casa. Deixei a mesma na sombra sem sol direto quetinha sem mexer e a noite coloquei um pouco de água e continuo regando quando o teste do dedo acusa que ela está seca.
    Acontece que os brotos não desenvolve não desabrochou e já faz 12 dias.
    O que faço?
    Posso mudar de vaso e colocar algo mais?
    Tenho em casa terra adubada, húmus de minhoca, farinha de osso, torta de mamona, NPK 4-14-8 e 10-10-10.
    grata

    Taniamara

    ResponderExcluir
  34. Quem precisa de jardineiro obtendo dicas deste blog? muito bom!

    Exclareceu minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  35. Olá, Tenho uma azaleia e ela floriu e ficou belíssima, porem depois de florida ela perdeu as folhas e as flores, ficou apenas o tronco.Ela tem chances de brota-la novamente? Por favor estou desesperada.

    ResponderExcluir
  36. comprei uma muda recentemente e coloquei ela em um lindo vaso de cimento e estava com lindas flores e saindo novos botoes quando as flores muchou tirei para que as outras pudessem abrir ai simplesmente ela muchou toda e começou a cair as folhas pode me dizer o que eu faço pra salva-la???? yasmin

    ResponderExcluir