sexta-feira, 30 de abril de 2010

COMO CUIDAR DE VIOLETAS




Como cuidar de violeta
Devido a muitas solicitações de nossos clientes e leitores, hoje vamos falar sobre como cuidar de violetas (conheça nossa a loja).

Originária da Tanzânia, as violetas são plantas fáceis de cultivar por suas características especiais.


CULTIVO DA VIOLETA

Cultivada desde em vasos de plástico até xaxins, as violetase também apresentam boa aceitação a vasos de barro, pois este tipo de vaso, acaba por absorver o excesso de umidade que pode levar a planta a ter problemas como o apodrecimento de suas raízes. Suas raízes são bastante sensíveis, requerendo um substrato de boa qualidade e aeração, evitando também o acúmulo de água.



MUDAS DE VIOLETA
Muda de violetaPara fazer a muda de uma violeta você precisa apenas retirar uma das folhas sadias, introduzi-la, sem enterrar em um novo vaso com terra de boa qualidade e regar. Essa folha será a matriz que dará origem à nova planta.
Caso você pretenda mudar sua violeta para vasos de barro, deixo mergulhado por algumas horas em um recipiente com água para evitar que o vaso acabe por absorver a umidade da terra logo após a muda. Ao fazer a muda, tenha um certo cuidado para não plantá-la muito funda, pois caso isso aconteça você poderá perdê-la.
Não esqueça de regularmente fazer a nutrição de sua planta. Para saber mais sobre como adubar sua planta confira nossa postagem Sua planta não da mais flor? Que tal fazer uma adubação?.


COMO CUIDAR
Assim como qualquer outra planta, sua violeta está sujeita ao ataque de pragas. Em nossa série de postagens denominada "Devoradores de plantas" você poderá saber mais sobre algumas pragas e como combatê-las.
Violeta
Se sua violeta apresentar algum sintoma fora do normal a causa pode ser:
Manchas queimadas - Elevado nível de E.C., intoxicação por produtos químicos.
Folhas amareladas - Quantidade de luz, falta de nutrientes.
Folhas com manchas brancas - Temperatura da água abaixo de 21 graus, principalmente no frio.
Evite molhar as folhas, quando for colocar água, coloque diretamente no vaso.
No verão, regue-a duas vezes por semana, no inverno apenas uma.
As violetas não gostam muito de cloro, for isso ferva a água ou deixe-a descansando um dia antes para que o cloro, tão odiado pelas violetas evapore.

Até a próxima!

29 comentários:

  1. =D está ficando muito boa as postagens.

    ResponderExcluir
  2. Li e gostei muito de como cuidar de
    violetas sou apaixonada por plantas

    ResponderExcluir
  3. to começando a cuidar de uma aqui em casa.q ganhei, ela esta com as flores muchinhas e queimadas ..como eu posso arrumar isso ..e ela se adapta melhor ma sombra ou n aluz do sol em casa??? obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  4. assim fico mais apaixonada por flores pena q meus dog's não facilita pra mim rsrsrs mais to adorando tudo ta cada vez melhor! nota: 10 #maisMelhorDeBom!!!! by: @valeriabeline

    ResponderExcluir
  5. adoro plantas e algumas ñ sei cuidar por isso pesquiso na internet como cuidar de Violetas.

    ResponderExcluir
  6. porque as minhas violetas não florecem. ficam lindas "folhagens" não dão flores e se eu coloco adubo corro o risco de apodrecer o caule?
    outra coisa: quando coloco uma folha na agua para formar muda ela mela.porque acontece isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem estou com esse problema gostaria de saber porque?

      Excluir
  7. Estou começando a cria a minha primeira orquídea e já estou me apegando a ela.
    Gostei muito do seu site muito obrigado por no me ajuda. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  8. excelentes dicas, vou usá-las imediatamente. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. amei suas dicas sobre violetas. Vou usa-las nas minhas violetas. Obrigada e parbens.

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei as dicas, mas tenho uma dúvida.
    Li em diversas matérias que a violeta é uma ótima planta para decorar o banheiro. Em contrapartida li nas suas dicas e em outros blogs que ela não gosta de muita água.
    Como pode ser então, se o banheiro devido ao vapor que sai do chuveiro é um lugar extremamente úmido?
    Agradeço desde já sua resposta.

    ResponderExcluir
  11. Olá,eu adorei suas dicas,suas dicas ajudaram muito minhas violetas crecerem.........foram as dicas mais boas que eu ja vi em toda a minha pesquisa google =D :)

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas orientações. Estou com três violetas de cores distintas e não sabia como fazer novas mudas! Parabéns por dividir seus conhecimentos conosco.

    ResponderExcluir
  13. fiz uma esperiencia em sala, reprodução das folhas no copo de agua, as folhas estão brotando, gostaria de saber como eu faço p planta-las na terra agora?

    ResponderExcluir
  14. Oi Gislane, primeiramente obrigado pela visita e por seu comentário. Caso suas novas mudas já tenham raízes agora é só preparar um vaso com terra de boa qualidade e plantá-las.

    ResponderExcluir
  15. Não sei se estou colocando água demais ou de menos. Como saber? Acho que as folhas estão meio murchas.
    Ana

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, tenho varias violetas mas de um tempinho pra ca elas estão apresentando manchas nas flores e não nas folhas, em um tom marrom, parece quando pinga óleo em um papel que fica meio transparente sabe? fica assim em várias flores, o que pode ser ? obrigada
    Qualquer coisa meu e mail é liroder@uol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Dei para uma amiga uma muda de Rafis, ela então me deu uma violeta, já tive violetas e tentei cultivar não deu certo, gostei das dicas agora vou tentar novamente.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se existe violeta na cor vermelho.Obrigada

    ResponderExcluir
  19. obrigado pelas dicas....sempre compro violetas acho lindas , mas não sobrevive, não sei se pq não há ventilação onde elas ficam, vou fazer como as dicas!!


    bjos zélia

    ResponderExcluir
  20. Achei ótimas as dicas.Minhas violetas já estão na segunda floração.Tenho um roxa, uma lilás e outra bem rachadinha.Estão em um lugar ótimo,próximo a claridade.Elas adoraram.Vou começar a ferver a agua para elas ficarem ainda mais bonitas.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  21. Comprei uma violeta e na semana seguinte começou aparecer umas manhas marron escuro nas folhas, mas eu dou pouca água e não deixo no sol diretamente, sem falar q ela não produziu nem flores mais, o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  22. minha violeta tomou um pouco de sol e ficou toda amarela sera que ela morreu?

    ResponderExcluir
  23. Olá Fabricio de Souza, amei as postagens e estou fazendo o teste das folhas de violeta em agua pra reproduzir mudas, espero ansiosamente para que de certo. Agradeço as dicas

    ResponderExcluir
  24. Super gostei, parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  25. Ai gente, vocês me ajudaram muito. Pois eu ganhei uma no meu aniversario mais a pessoa não me disse que planta era aquela e então as flores murcharam e as folhas estão secando. Agora com a dica de vocês vou saber cuidar dela muito obrigada.

    ResponderExcluir
  26. acabei de ganhar uma do meu pai e me ajudou muito para cuidar delas obrigada ...

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pelas dicas! Adorei :)

    ResponderExcluir
  28. nossa gostei muito desse blog pois ensina passo-a-passo como cuidar das violetas.parabéns.

    ResponderExcluir