segunda-feira, 29 de março de 2010

ORGULHO DE APOLO

Cores alegres e simplicidade, fazem da Açucena uma ótima opção para quem gosta de jardim vívido e colorido. Podendo ainda ser utilizada em interiores, porém se faz necessário boa quantidade de luz.

Herbácea bulbosa, sua folhagem ornamental se ausenta apenas no inverno, nos privilegiando com a presença de suas flores de diversas tonalidades, predominantemente nas cores vermelhas, brancas e rosa a Açucena (Amarílis) representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho.

Também se chama flor-de-lis do Japão ou flor-de-lis de São Tiago. Vende-se muitas vezes em vaso, com 3 flores, para relembrar a Santíssima Trindade. A toda a espécie, dá-se o nome de Bella Donna.


Produz flores no verão. Necessita de sol pleno durante todo o dia ou pelo menos 4 horas de sol direto. Prefere clima ameno e regas moderadas, pois o solo encharcado pode provocar o apodrecimento dos bulbos. A mistura de solo ideal é: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 de areia. No início da primavera, multiplica-se em novos bulbinhos ao redor da planta mãe, tornando possível sua divisão e multiplicação

A Amarílis é indicada para a composição de arranjos de flores, aos quais empresta a exuberância encantadora de suas pétalas.
Essas belas flores, quando na cor branca, significa a pureza, e o fascínio dos homens em torno da Açucena. Presente por vários séculos que se passaram. No templo de Salomão algumas destas flores já eram encontradas representadas em esculturas.

Durante um período bastante extenso em pinturas medievais e renascentistas, de caráter religioso, aparecem flores de açucena, por sua associação com o que não é puro. Aparentemente de origem asiática teve sua cultura estendida, subseqüentemente, até a região do Mar Mediterrâneo e o continente europeu, dado a sua facilidade de cultivo e sua longa durabilidade como flores de corte.

Algumas variedades da Acucena são adequadas para decoração de jardins e outras para a produção de flores de corte, no entanto, geralmente, essas flores trazem um toque decorativo e alegre ideal para interiores, sendo muito utilizada em jarras, como flores cortadas. 
Dica: Para maior durabilidade, sugere-se a dissolução de uma aspirina na água.

No Brasil são flores muito apreciadas como presente para o Dia das Mães e como flores de enfeite para o Natal. Presentear com flores de Açucena pode, também, representar a angústia causada pela distância da pessoa amada, a saudade. Relembra, ainda, a Santíssima Trindade sendo, para isso, apresentada em um vaso com três de suas flores.



Essa postagem foi publicada atendendo a pedidos da leitora "Rafaelle Nascimento" de Manaus - AM, caso tenha gostado não esqueça de deixar seu comentário.

6 comentários:

  1. Rafaelle Nascimento29 de março de 2010 12:56

    brigada...
    lindas fotos...

    bjus..

    ResponderExcluir
  2. Minha cidade é muito quente. É possível cultivá-la aqui. Moro na zona da mata do estado de PE.
    liapequeno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.... Eu comprei uma amarilis mas infelizmente as folhagens dela cairam, ou seja... perderam sua estabilidadea flor esta desabrochando. isso ocorreu de ontem para hoje. não sei o q fazer mas acho q tenho q fazer algo bem rapido!!!! O q fazer com as folhas... devo cortar??? colocar um apoio oq???
    desde já agradeço... Talita Campos-SBC

    ResponderExcluir
  4. eu posso usar a açucena como buque de noiva?

    ResponderExcluir