sexta-feira, 12 de março de 2010

CAMINHO DE PEDRAS



Uma dica muito legal que encontrei no site Do It Your Self é a construção de caminhos para jardim que mais parecem pedras. 
Me dei ao trabalho de traduzir esta dica e compartilhá-la.
Construir um caminho de concreto deste tipo é mais rápido do que os feitos com pedras. Neste exemplo será usado uma forma paralelepípedo-mofo , você também pode encontrar os moldes que se parecem com tijolos ou outros formatos.
Além de dar um detalhe diferenciado ao jardim, esta opção acaba sendo bastante flexível se comparada ao calçamento tradicional, por apresentar fácil modelagem.
A Seguir estão os passos e materiais necessários para que você mesmo, mas antes de coloca a mão na massa, não esquece de preparar tudo com antecedência para evitar qualquer complicação no momento da obra, demarque e defina o espaço onde o pavimento será construído, nivele o solo e só em seguida, depois de ter verificado se tudo está certinho inicie o trabalho.
Agora vamos à lista de materiais e as etapas que deverão ser seguidas para a construção do pavimento.

Ferramentas + Materiais


Carrinho de mão 

Enxada

Balde ou lata para transportar a água
Areia
Cimento 
Água 
Pá 
Molde para pavimento
Luvas de borracha

Etapas

1. Prepare a massa utilizando a areia, cimento e água misturando bem com a ajuda de uma enchada. 










2. Encha o molde, escavando o concreto com uma pá e certificando-se de preencher cada área.









3. Usar luvas de borracha, espalhar o concreto ao redor do molde, preenchendo as lacunas ou pontos baixos. Toque no molde com a mão para eliminar as bolhas de ar.









4. Seguindo os contornos do molde, suavizar o concreto, enxugando o excesso.










5. Aguardar aproximadamente 5 minutos para permitir que a massa seque um pouco, retirar cuidadosamente o molde. Para o trecho seguinte, gire o molde de um quarto de volta e colocá-lo ao lado do bloco que acabou de completar, dobrando ligeiramente se você está criando um caminho curvo.







6. Depois de deixar a cura de concreto durante a noite, preencher as rachaduras com areia e limpar qualquer excesso. Molhe a terra ao redor do pavimento recém-formados para ajudá-los a resolver.














Pronto está pronto o seu caminho de pedras. Caso você queira um desses em seu jardim ou residência mas não tem tempo para fazer, isso não é problema, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo (a).
Esperamos que tenha realmente gostado desta postagem, não esqueça de escrever seu comentário dando sua opinião. Até a próxima.

3 comentários:

  1. É fácil de encontrar esse molde???

    Lia Pequeno

    Pernambuco

    ResponderExcluir
  2. Onde acho este molde? gabizonasg@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Encontrei este site que mostra vários modelos http://www.all-biz.info/pt/buy/goods/?group=1091665

    ResponderExcluir