sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como regar sua planta


Um olá aos meus leitores. Na ultima postagem que fiz, expliquei um pouquinho a respeito de Adubação e o uso do NPK.

Agora resolvi complementar a postagem anterior falando um pouco de como devemos regar nossas plantas, pois é uma das mais eficientes maneiras de mantê-las saudáveis.  Dizem que quando sentimos sede, significa que estamos no início de uma desidratação. O mesmo acontece com as plantas. Quando você enxerga que as folhas estão murchas ou secas, é sinal de que elas estão precisando
de água.

Algumas plantas armazenam água água em suas folhas para resistir a períodos mais longos de seca. Em minha casa tenho uma área cheia de Amarílis e percebi que um dos primeiros sintomas de que ela está precisando ser regada é o fato das pontas da folhas começarem a secar.
Pesquisando pela rede, encontrei e reuni algumas dicas de como devemos regar nossas plantas. É só ler e colocar em prática!

REGRA NÚMERO 1
                                                  
Finque o dedo na terra sempre que tiver dúvidas se a planta precisa ou não de água. Se a terra estiver seca, regue imediatamente. Caso contrário, deixe a rega para o dia seguinte.

2 – COLOQUE ÁGUA DE ACORDO COM A ESTAÇÃO DO ANO


A quantidade de água que sua planta precisa no verão é maior do que no inverno. Quando o clima está quente e abafado, a terra costuma secar com mais rapidez, pois a água existente no solo evapora com o calor. Em vez de seguir uma frequência pré-estabelecida, use sempre a regra número 1 para guiá-lo.

3 – AO VIAJAR, NÃO ESQUEÇA DAS PLANTAS


Da mesma maneira que você encontra um jeito de deixar o seu bicho de estimação com alguém que se responsabilize por alimentá-lo, suas plantas também precisam de cuidados durante a sua ausência. Peça a um vizinho ou amigo para regá-las uma ou duas vezes por semana.

4 - NA FALTA DO AMIGO...


Para quem não vai ficar muitos dias fora e só tem vasos pequenos, é possível montar um esquema de irrigação por sucção. Funciona da seguinte maneira.
Encha a pia de água e mergulhe uma toalha de banho dentro dela. Parte da toalha (sem torcer!) deve ser esticada sobre a bancada da pia e o restante, dentro da pia, em contato com a água.
Coloque os vasos sobre a toalha (os vasos devem ter furos no fundo e não podem estar com os pratinhos), regue as plantas e saia sossegado. Quando a terra secar, ela se encarregará de sugar a água lentamente da pia pela toalha. Incrível!

5 - DEPOIS DO PLANTIO, COLOQUE ÁGUA


Toda vez que mudamos uma planta de um vaso para outro, elas sentem esta mudança. Para amenizar isto, sempre que plantar uma espécie, preocupe-se em regá-la diariamente até que ela tenha se adaptado ao novo espaço. A água também serve para assentar a terra. Muitas vezes, depois de regá-la, você precisará colocar mais terra – e água, é claro! 

6 - USE UM REGADOR


Parece bobagem, mas se você não usa regador, recomendo que compre um e faça uso. O regador que deve ser de fácil manuseio. Não compre modelos muito grandes, impossíveis de carregar quando cheios. Os regadores com dosador distribuem melhor a água.
Bem pessoal, essas são as dicas, por enquanto vou ficando por aqui e até a próxima postagem.
Caso tenha gostado, não se cadastrou ainda para receber as atualizações deste Blog por e-mail e gostaria de aproveitar esta oportunidade para se inscrever. Preencha o campo abaixo com seu e-mail e clique em "Confirmar"

Receba as atualizações do nosso blog por e-mail, cadastre-se aqui


Que tal compartilhar este Blog com seus amigos do Orkut?

Nenhum comentário:

Postar um comentário